Os agentes da Polícia Federal (PF) de todo o país, realizaram um ato de paralisação por uma hora, nesta sexta-feira (13), em prol da reestruturação da carreira e fortalecimento da categoria, de acordo com Associação dos Delegados e Peritos da Polícia Federal (APCF). Em Teresina, o ato público foi realizado pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Federal.
A reestruturação das carreiras da Polícia Federal foi aprovada e incluída na lei orçamentária para atender a demanda. No entanto, a categoria se manifesta exigindo que Governo Federal honre o compromisso, além de assinar medida provisória que visa recompor perdas salariais acumuladas.
O Presidente do Sindicato dos Policiais Federais e Diretor da FENAPEF, Marcos Avelino, defende junto ao Governo Federal a necessidade de valorização dos Agentes Federais.
"Nosso objetivo é sensibilizar o Governo Federal para a necessidade urgente de reestruturar e fortalezar a carreira policial federal, especialmente dos agentes federais, que têm suportado nos últimos anos gravíssimos prejuízos, tanto nas suas funções como na sua carreira. O que ocorreu nos últimos 25 anos foi uma depreciação de um cargo tão importante, que é dotado de tantas atribuições complexas", explica.
"Ao contrário do que repercutem, não se trata de um mero aumento salarial, embora seja direito de todo trabalhador. O que estamos reivindicando é uma nova matriz remuneratória da nossa carreira", disse.
"Nessa luta há o reconhecimento por parte do Ministro da Justiça, Anderson Torres, da necessidade de reestruturar e corrigir distorções na carreira policial federal. Buscamos, assim, a atenção do Presidente da República para corrigir essas distorções e valorizar a PF e seus Agentes", afirma.
"Nosso calendário de mobilização está mantido. Já há sinalização positiva de setores do Governo, mas os policiais federais continuam mobilizados. Por semana, estaremos provocando o debate e nos colocando a disposição de todos", conclui