Agentes da Strans doam sangue ao Hemopi

Manter os estoques de sangue nos hemocentros é um importante ato de cidadania.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com o isolamento social, medida para conter a disseminação do coronavírus, alguns serviços sentiram um impacto negativo da baixa circulação de pessoas. As doações de sangue diminuíram pela metade desde a implantação do isolamento, mesmo fazendo parte da faixa de serviços essenciais, ou seja, que não podem parar durante a pandemia.

Nesta quinta-feira (23), 15 agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) doaram sangue ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

Ascom Strans

Fardada, a equipe chegou por volta das 8:00 da manhã para realizar o importante ato de solidariedade e cidadania. Quem teve a ideia foi Torquato Neto, supervisor geral dos agentes de Trânsito. 

Por meio dos meios de comunicação, o supervisor soube que Centro estava com o estoque baixo, precisando cada vez mais da ajuda das pessoas.

De máscara, equipe partiu para ação de solidariedade

"Chamamos o maior numero possível de agentes para fazer uma doação e ajudar da melhor forma a população, aumentando o estoque do Hemopi", explica.

De grupo em grupo de um aplicativo de mensagens, a atitude ganhou reforço. Seguindo as novas normas do Centro de Hematologia, a equipe agendou a doação solidária e agora busca multiplicar essa ação.

 "Com a divulgação, queremos tentar com que mais categorias se sensibilizem e comecem a doar também. Fazer com que o estoque volte ao normal,  para que possamos ajudar ainda mais as pessoas", destaca.

Ascom Strans

Torquato Neto enfatiza que essa assistência é como um objeto de força para aqueles que estão receosos e com medo de comparecer ao local. Doar sangue é seguro e muita gente precisa dessa atitude para sobreviver.  

Para doar

Ascom Strans

Em Teresina, as doações podem ser agendadas por meio do telefone (86) 9 8894-6614. Nos Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano as doações também podem ser agendadas para evitar aglomerações e garantir mais segurança para quem sai de casa para doar.

Os requisitos básicos para ser doador de sangue são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos podem imprimir o termo de consentimento no site (www.hemopi.pi.gov.br); pesar acima de 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); não estar em jejum. Evite alimentos gordurosos 4h antes da doação e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES