No segundo trimestre de 2022, cerca de 166 mil pessoas estavam ocupadas com atividades da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura no estado do Piauí. No mesmo período do ano passado haviam cerca de 239 mil pessoas ocupadas naquelas atividades, o que representa uma redução de 73 mil pessoas ocupadas no período de um ano, ou 30,7% a menos. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE.
No início da série histórica da pesquisa, no primeiro trimestre do ano de 2012, o setor da agropecuária no Piauí possuía 340 mil pessoas ocupadas no estado, o que, comparando-se com o segundo trimestre deste ano, representa uma redução de 174 mil pessoas na atividade, ou seja, uma queda de cerca de 51,17% em pouco mais de 10 anos.
Contudo, no segundo trimestre de 2022, alguns setores da economia piauiense apresentaram crescimento substancial na ocupação, comparando-se com o mesmo período do ano passado, onde destaca-se o setor de alojamento e alimentação, que registrou incremento de 32 mil pessoas a mais ocupadas, ou seja, um aumento da ordem de 60,2% no período de um ano.
Outro setor com destaque no crescimento da ocupação, comparando-se o segundo trimestre de 2022 com o mesmo do ano passado, foi o da administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, que registrou um aumento de 43 mil pessoas ocupadas no período, ou seja, um incremento da ordem de 17,3%.