A qualidade da água dos rios Poti e Parnaíba será monitorada por grupos voluntários. A iniciativa é da Fundação SOS Mata Atlântica, que estará em Teresina nos próximos três dias, 06, 07 e 08, para apresentar o projeto “Observando os Rios”, que incentiva a população a formar equipes voluntárias de monitoramento da qualidade da água dos rios de suas cidades por meio de kits especiais. Nesta quinta-feira, a apresentação acontece no auditório da Central de Artesanato Mestre Dezinho (Praça Pedro II), das 18 às 21 horas.
Na oportunidade, os participantes conhecerão a metodologia, os dados e serão convidados a integrar o projeto, formando os grupos para realizar o trabalho. Na segunda etapa, que será realizada em maio, esses voluntários passarão por uma capacitação, onde serão entregues os kits para dar início ao trabalho de coleta e análise mensal da água dos nossos rios.
A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), que está mobilizando os cidadãos, organizações sociais e comunidades acadêmicas de instituições que possuem áreas de estudo ligadas ao meio ambiente.
O secretário da Semam, Olavo Braz, considera que esse projeto deve contribuir para que a população se sensibilize e se envolva no cuidado com a água, bem essencial à nossa sobrevivência.
Malu Ribeiro, especialista em recursos hídricos da Fundação SOS Mata Atlântica, ressalta a importância da participação da sociedade na iniciativa, que permite intensificar e ampliar o trabalho realizado pela ONG no resgate dos rios, córregos e nascentes do país. “A formação de uma rede de cidadãos para monitorar a qualidade da água dos rios brasileiros é um instrumento de engajamento e mobilização por avanços no saneamento”, destaca.
Os interessados em participar da palestra devem se cadastrar através do link https://www.sosma.org.br/projeto/cadastros/apresentacao-do-projeto-observando-os-rios/
Para mais informações sobre o projeto, acesse https://www.sosma.org.br/
PROGRAMAÇÃO
*DATA: 06/04 (quinta-feira) – das 18h às 21h
Local: CENTRAL DE ARTESANATO – Auditório Mestre Expedito (Praça Pedro II, Centro).
*DATA: 07/04 (sexta-feira) – das 10h às 13h
Local: UNINOVAFAPI – Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123 (Planalto Uruguai).
*DATA: 08/04 (sábado) – das 10h às 13h
Local: CENTRAL DE ARTESANATO – Auditório Mestre Expedito (Praça Pedro II, Centro).