A Águas de Teresina fez a aquisição de doses da vacina contra a gripe para fazer a imunização dos seus colaboradores. A expectativa é vacinar todo o quadro de profissionais, inclusive, os que estão afastados. A concessionária organizou os grupos por dias e horários, a fim de evitar a aglomeração. A medida já é adotada anualmente pela empresa.
Em todo o Brasil, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada. Segundo informações do Ministério da Saúde, a vacina imuniza contra Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. No entanto, ela não tem eficácia contra o coronavírus, mas, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são semelhantes.
Para Lucas Rego, médico do trabalho que atua na Águas de Teresina, a vacinação beneficia, além do colaborador, as demais pessoas com quem ele mantém contato. “Essa imunização promove indiretamente a proteção de seus familiares, uma vez que eles deixam de ser potenciais vetores para transmissão da gripe em casa e outros ambientes fora do trabalho”, explica. A Águas de Teresina fornece anualmente a vacina de maneira gratuita aos seus profissionais. Nesta campanha, a meta é vacinar mais de 700 colaboradores.
Prevenção coronavírus
Diante da pandemia mundial de Covid-19, a Águas de Teresina adotou todas as medidas necessárias para garantir a operação dos sistemas na área urbana da capital e também a segurança dos seus colaboradores.
As equipes que trabalham nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto, além daquelas que atuam com os serviços em campo para garantir o abastecimento, contam com EPIs necessários à proteção, além de ampla orientação quanto aos cuidados indicados pelos órgãos de saúde. Essas atividades funcionam normalmente e em período integral.
Os colaboradores que integram o grupo de risco foram afastados e a concessionária implementou home office em outras diversas atividades, inclusive no atendimento. Além disso, a Águas de Teresina reforçou a equipe médica para o trabalho de orientação e prevenção ao avanço do novo coronavírus.