A Águas de Timon, deu início nesta quinta-feira (20), as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que faz parte do programa Timon Saneada II, que reúne uma série de investimentos em esgotamento sanitário, beneficiando diretamente 22 mil pessoas. O plano, transformará a cidade referência em saneamento no Maranhão.
Na área onde está a ETE, no povoado Piranhas, zona Rural da cidade, já estão sendo instaladas as lagoas de estabilização onde o esgoto será tratado. A nível de eficiência, o programa é um avanço no saneamento básico da região: Timon ampliará de 3% para 33% a cobertura de esgoto até o ano de 2022.
"Essa é a primeira grande estação de tratamento de esgoto da cidade, uma obra grandiosa com investimentos em torno de 37 milhões só no primeiro ano de execução. Todo o esgoto da cidade, parte do Centro, Parque Piauí, chegará aqui, após passar por várias etapas de tratamento, ele será devolvido num nível de limpeza apropriada com as normas regulamentais ao Rio Parnaíba", detalhou o diretor-presidente da concessionária, Cleyson Jacomini.
O diretor executivo da Águas de Timon, Fernando Lima, frisa que serão realizadas várias obras de extensão de rede com a nova ETE. "Essa é a pedra fundamental do lançamento do esgotamento sanitário, ao todo serão 33 Km de rede de esgotos só neste primeiro ano de obras. Essa estação tem capacidade de 360 litros/segundo e ela vai ser feita modular à medida que o avanço das obras vá acontecendo. O investimento vai mudar o patamar de Timon em relação ao Maranhão e ao Brasil no avanço do esgotamento sanitário".
Presente na solenidade junto de gestores municipais, a prefeita de Timon, Dinair Veloso, destacou que o programava vai acarretar no município, avanços para os próximos anos com ganhos socioeconômicos e na saúde.
"Já vencemos a parte da universalização da água, agora vamos dar um passo muito importante que vai contribuir para o desenvolvimento sustentável em relação também à valorização mobiliária, turística e de mais qualidade de vida", afirmou. "Em 2026, Timon estará com 100% de saneamento básico. Temos uma agência que fiscaliza o trabalho da Águas de Timon e ela tem cumprido com o que foi aprovado pela câmara, o que mostra que está realizando um trabalho importante para nossa cidade", completou a gestora.
Também estão previsto, na primeira etapa do programa, a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), com vazão de 500 litros por segundo. "Foi escolhido um ponto estratégico na cidade para receber todo o esgoto, a EEE é responsável por receber o esgoto pressurizado, depois ele é bombeado até chegar a ETE para ser tratado", esclarece o engenheiro da obra, Cassiano Costa. Ainda serão realizadas 7.575 ligações de esgoto, além da implantação de 33.000 metros de rede coletora e de 1.100 metros de linha de recalque.
Compromisso social
Um outro motivo que embasou a decisão da Águas de Timon para o programa continua voltado com o cumprimento de meta contratual com soluções modernas que universalizou o abastecimento desde o primeiro ano de concessão. Nas colocações de Cleyson Jacomini, a empresa irá investir um total de R$ 168 milhões no saneamento básico no município, que além de saúde, é um resgate da dignidade.
"Até 2026 vamos ter toda a zona urbana de Timon recebendo rede de esgoto para coleta e tratamento, queremos acabar com os esgotos correndo pelas ruas, com o mal cheiro e trazendo saúde e qualidade de vida para as pessoas", finaliza o diretor-presidente.