Enquanto a Itália está avaliando prender pais que ofereçam uma alimentação vegana aos filhos, a Alemanha também tem uma proposta nada ortodoxa. Neste caso, a ideia é punir os pais separados que não pagam pensão alimentícia aos filhos. Como? Tirando sua carteira de motorista!
Por mais que as duas coisas pareçam não ter nenhuma relação, a ministra da família do país,Manuela Schwesig, afirma que “quem tem dinheiro para um carro também deve ter para o filho” – o que parece bem justo. Um estudo aponta que 75% das mães solteiras na Alemanha recebem uma pensão insuficiente ou não recebem nada dos pais da criança.
A possibilidade foi anunciada nesta terça-feira, 9, e já conta com o apoio do ministro da justiça do país, Heiko Maas, que sugere que a pena pode valer também em outros casos, sendo uma possível punição para pessoas condenadas por delitos como agressão física, sonegação fiscal e roubo, por exemplo. Segundo ele, uma multa em dinheiro não surtiria efeito para pessoas abastadas, enquanto a suspensão da carteira de motorista seria sentida mais fortemente nestes casos.
As duas propostas já estão sofrendo críticas. Segundo o Automóvel Clube Alemão (ADAC), aqueles que têm dinheiro poderiam encontrar outra maneira de se locomover, usando o táxi, por exemplo; ao mesmo tempo, o sindicato dos policiais alemães lembra que a medida restringiria a liberdade de movimento e, em alguns casos, poderia impossibilitar a pessoa de trabalhar.