O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas para São Paulo, Rio de Janeiro e 16 outros estados nesta segunda-feira (18). Os alertas amarelos, de "perigo potencial", indicam precipitações de 20 a 30 mm/h, com possibilidade de até 50 mm no dia, e ventos fortes entre 40 km/h e 60 km/h.
A chuva afetará os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
RECOMENDAÇÕES
Os avisos alertam para a possibilidade de ventos intensos, com baixo risco de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas. Também é aconselhável não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
ALERTA LARANJA
O Inmet também emitiu um alerta laranja, de "perigo", para chuvas intensas na região Sul do Brasil, abrangendo as áreas da Metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense, Serrana e Nordeste Rio-grandense.
A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. O órgão alerta para riscos de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas, recomendando atenção redobrada e cuidados com a segurança.