Os casos de dengue dispararam em todo o país, com maior incidência na Região Sul, onde a doença já afeta 95% dos 5.568 municípios brasileiros. No ano anterior, 88% das cidades haviam relatado casos de dengue. Em 2024, a dengue alcançou áreas que nunca antes tinham registrado ocorrências da doença, como é o caso da cidade turística de Caçapava do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.
NÚMERO DE MORTES PELA DENGUE PASSA DE MIL: Até a última sexta-feira (5), o Brasil contabilizou 2.747.643 casos prováveis de dengue em todo o território nacional. Somente nesta semana, o número de mortes atribuídas à doença ultrapassou mil, chegando a 1.078 óbitos confirmados neste ano. Além desses, há 1.593 mortes em investigação, o que significa que também podem estar relacionadas à dengue.
DISTRITO FEDERAL LIDERA CASOS: De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, a dengue afeta predominantemente indivíduos com idades entre 20 e 29 anos, com as mulheres representando a maioria dos casos (55,4%). O Distrito Federal lidera como a unidade da federação com o maior coeficiente de incidência de casos, seguido por Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Goiás. Em contraste, os estados com menor incidência são Roraima, Ceará, Maranhão, Alagoas e Sergipe.
PIAUÍ CONFIRMOU QUARTA MORTE POR DENGUE: A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), confirmou, na tarde desta sexta-feira (5), a quarta morte causada pela dengue neste ano no Piauí. Três dos casos foram registrados no município de Bom Jesus e o outro caso, no município de Manoel Emídio.
CONFIRA DICAS PARA A PREVENÇÃO DA DENGUE
1.Utilize repelente
Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.
2.Cubra a maior parte do corpo, quando possível
O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.
3.Elimine focos de água parada
Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
4.Coloque telas em janelas e portas
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
5.Aplique inseticidas e larvicidas
Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.