Na última sexta-feira(4) imagens registradas por uma câmera de segurança em uma academia de Juazeiro do Norte (CE) mostram o exato momento em que um homem identificado como Regilaneo da Silva Inácio, de 42 anos, é atingido por um aparelho de musculação. O equipamento chamado de “hack squat”, usado para fazer exercícios de agachamento caiu sobre os ombros do homem que descansava para iniciar uma outra série de exercícios.
O acidente resultou em uma lesão considerada gravíssima na coluna, conforme diagnosticado pelos médicos. O paciente precisou passar por uma cirurgia de aproximadamente quatro horas para tratar a lesão. No procedimento cirúrgico foram utilizados pinos e parafusos para reduzir a fratura, visando realinhar os ossos e descomprimir a medula.
O cirurgião responsável pela cirurgia, Dr. José Correia Junior, destacou a complexidade do caso, classificando a lesão como gravíssima e apontando que se trata da lesão mais severa na região toracolombar. O neurocirurgião afirmou ainda que o paciente sofreu uma lesão grave, na qual os neurônios foram significativamente danificados.
"A junção toracolombar, que é a transição da caixa torácica para a lombar, foi perdida a continuidade óssea. Não toca um osso no outro", disse.
O neurocirurgião também abordou as perspectivas de recuperação do paciente em relação à capacidade de voltar a andar.
"Depende muito do grau da lesão a princípio, o nível de retorno das funções prévias. Não há componentes nem motores, nem sensitivos, infelizmente. É a lesão mais grave que tem do ponto de vista de lesão neurológica. A chance é, estatisticamente, menos de 1% do retorno de funções motores e sensitivas", disse.
A academia 220 FIT por meio de nota, comunicou que o ocorrido foi um acidente e , o aparelho em questão encontrava-se em perfeito estado de funcionamento, e que foi adquirido há menos de 60 dias.