O programa VivAmar, de requalificação do centro histórico de Amarante, chega à sua terceira com mais de R$ 800 mil investidos pela Prefeitura Municipal. Para finalizar, o prefeito Diego Teixeira inaugura na próxima sexta (3) o Corredor Cultural do Mercado, atual sede da Prefeitura.
O conjunto arquitetônico dessa etapa inclui ainda a requalificação com a pintura, lampiões com iluminação cênica, recuperação do passeio público e padronização da identidade visual.
O programa VivAmar foi idealizado e lançado pela Prefeitura de Amarante para celebrar os 150 da cidade e foi dividido em três etapas. A primeira entregou a requalificação do Alto do Da Costa e Silva, que inclui o morro e a escadaria de 77 degraus que levam o nome do poeta amarantino e conta a história da cidade.
Já a segunda etapa, entregou a requalificação de 8 casarões históricos da cidade, que juntos, formam o Museu Casas de Amarante, pioneiro no conceito de museu descentralizado no Brasil e que pode ser visitado através de uma tour que começa na Casas das Origens, passa pelo São Bela Vista e em seguida para o Museu da Música e Museu da Dança de Amarante. O tour continua e segue para a Casa dos Azulejos e, ao lado, o Museu do Divino. Poucos metros depois, na sétima estação, o Jardim da Costa e Silva, na casa onde nasceu o poeta e finaliza na Botica, a primeira do Piauí.
Todas as etapas do programa VivAmar foram comandadas pelo renomado arquiteto Paulo Vasconcelos e executadas pelo Grupo Lucaia Artes e Ofícios, custeadas pela Prefeitura de Amarante.
Ainda para celebrar os 150 anos, a cidade recebeu investimentos da Prefeitura de Amarante nas áreas de cultura, educação, saúde, mobilidade urbana e moradia com o Centro de Recreação e Educação Infantil, o Posto de Saúde dos Dois Coqueiros, obra de calçamento na zona Rural e implantação do programa Viver Bem, que constrói e aluga casas para famílias em situação de vulnerabilidade social.