A construção do estádio municipal de Amarante deve ser contemplada com o Projeto de Lei que cria o Sistema Incentivo Estadual ao Esporte e Lazer (SIEEL). O projeto, elaborado pelo deputado Oliveira Neto (Cidadania), já foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí. O deputado, juntamente com o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, já apresentou o projeto ao governador Wellington Dias.
O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, destaca que a criação dessa lei é muito importante para incentivar o esporte. “ A prática esportiva transforma vidas. Receber recursos para criar uma estrutura de esporte e lazer para um município é também investir em qualidade de vida, na educação e no combate à violência porque o esporte é capaz de abranger todas essas áreas”, afirma.
O projeto concede incentivos fiscais para pessoas físicas e empresas piauienses que incentivem o esporte, seja na forma de doação ou patrocínio de eventos esportivos, reforma ou manutenção de equipamentos públicos para a prática de esporte e lazer ou para a formação de atletas.
Os projetos deverão ser enviados via Correios para a FUNDESPI e serão avaliados pelo um conselho deliberativo do sistema composto de nove membros nomeados pelo governador. Após a aprovação, o projeto é encaminhado à Secretaria Estadual de Fazenda para análise e avaliação dos requisitos para a concessão dos benefícios fiscais.
Além do município de Amarante, outros municípios serão contemplados, como o estádio em Miguel Alves, que deve iniciar sua reforma ainda este mês.