Anac libera descontos de até 50% em passagens aéreas internacionais
Nesta quinta-feira entra em vigor a segunda etapa da liberação de tarifas para voos internacionais partindo do Brasil: os descontos nas passagens aéreas poderão chegar a 50%. A medida, tomada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é a continuação do processo iniciado há três meses, quando foram liberados descontos de 20%.
A partir de hoje, um bilhete de ida e volta para os Estados Unidos, por exemplo, pode ser vendido por US$ 354. Antes do início da redução das bandas tarifárias, o preço mínimo era US$ 708. O próximo passo será dado em outubro, para quando a Anac programou a liberação de descontos de até 80% nos preços das passagens. A liberdade tarifária total está prevista para abril de 2010.
Vale lembrar, claro, que as empresas aéreas podem ou não dar descontos, já que as reduções não são obrigatórias. Para Paulo Roberto Sampaio, consultor de aviação da Multiplan, a queda imediata nos valores das tarifas será mínima: a procura por viagens internacionais ainda está alta, impulsionada pelas férias de julho. ?Os resultados tendem a aparecer quando a demanda diminuir?, diz Sampaio.
Segundo o consultor, os benefícios da resolução da Anac serão sentidos somente na terceira fase do plano, que entrará em vigor durante a baixa temporada. Em outubro, a menor procura de passagens internacionais deve provocar um aumento da competição entre as companhias aéreas, que deverão, então, praticar descontos maiores. (Maria Cecília Arra/viajeaqui)