Anatel determina desligamento de 5 milhões de 'gatonets'

Ordem é para que seja desligado acesso de aparelho imediato. E o trabalho será feito de forma remota por prestadores de serviços

Anatel determinou desligamento de aparelhos clandestinos, os gatonets | Freepik
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que prestadores de serviços de telecomunicações agora, de forma imediata, cortem o acesso de aproximadamente 5 milhões de aparelhos clandestinos. Eles hoje, estão em uso no País.

Conhecidos como "gatonets", eles permitem ao usuário acesso a serviços fechados de aplicativos, como os streaming de filmes.

Todos os aparelhos conhecidos como gatonetes serão desligados - Freepix

Clandestinos

Dessa forma, é clandestino e por isso a determinação já começa a valer nesta quinta-feira, 9. Segundo especialistas da Anatel, o corte dos sinais será feito remotamente pelos prestadores de serviços, ou seja, não será necessário entrar na casa dos usuários para inviabilizar o acesso das "caixinhas clandestinas".

A determinação ocorre após a Anatel receber denúncias do uso generalizado do recurso. Vários modelos de aparelhos serão bloqueados. Apesar de se tratar de um recurso ilegal, pois acessa clandestinamente serviços restrito a assinantes, os aparelhos de "TV Box" são comercializados livremente em grandes sites de comércio eletrônico.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES