Anatel identifica torre de celular suspeita de interferir no sinal que afeta os voos do aeroporto em Guarulhos

Nesta terça-feira (3), fiscais da Anatel realizaram buscas para identificar a origem da interferência que afetava o GPS no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Torre que pode ter provocado interferência no GPS do Aeroporto de Guarulhos | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta terça-feira (3), fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram buscas para identificar a origem da interferência que afetava o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O problema causou atrasos e cancelamentos de voos, impactando diversas companhias aéreas e gerando grande preocupação entre os passageiros.

TORRE SUSPEITA

Durante a tarde, os fiscais localizaram uma torre de celular no Pari, região central de São Paulo, que é suspeita de estar gerando a interferência no sinal de GPS. De acordo com a GRU Airport, o sinal do GPS foi restabelecido por volta das 17h após a identificação da torre. A Anatel havia detectado sinais interferentes nas estações de monitoramento localizadas no aeroporto, o que levou a uma ação urgente para resolver a situação.

ANATEL FAZ TESTES

Os fiscais da Anatel desconectaram a torre e iniciaram testes de medições que devem ser concluídos na quarta-feira (4). Marcelo Scabarozi, gerente regional da Anatel, explicou que estão utilizando analisadores de espectro para identificar os sinais interferentes. Embora a interferência tenha diminuído após o desligamento da torre, é necessário realizar mais testes para confirmar se a torre é realmente a fonte do problema.

IMPACTOS NA AVIAÇÃO

As companhias aéreas também sentiram os efeitos da interferência. A Gol relatou impactos pontuais em suas operações devido à instabilidade do sinal GPS, e afirmou estar trabalhando em conjunto com a administração aeroportuária para gerenciar a situação. Já a Azul confirmou o cancelamento de dois voos e atrasos em outros devido à interferência. A empresa garantiu que está oferecendo toda a assistência necessária aos passageiros afetados, de acordo com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Por volta das 13h50, a Latam informou que suas operações estavam voltando à normalidade, após alguns atrasos na manhã devido a problemas técnicos no aeroporto. A concessionária GRU Airport acrescentou que a intermitência no sistema de navegação GNSS, essencial para a operação das aeronaves, causou atrasos pontuais, mas os sistemas de navegação aérea estão operando normalmente. A GRU Airport também destacou que suas equipes técnicas estão empenhadas na resolução do problema.

REGISTROS ANTERIORES DE INTERFERÊNCIA

Na semana passada, o mesmo problema de interferência no GPS provocou cancelamentos de voos no aeroporto de Guarulhos, embora o número exato de voos afetados não tenha sido divulgado. A situação reforça a importância de uma solução rápida e eficaz para evitar novos transtornos aos passageiros e garantir a segurança das operações aéreas.

Com informações do g1

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES