A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), adotou uma medida que promete reduzir as insistentes ligações telefônicas de telemarketing. Uma das estratégias de muitos brasileiros - com a quantidade de chamadas diárias, é bloquear os números, no entanto, só o bloqueio não adianta.
DRIBLAR O SPAM TELEFÔNICO
Por isso, a Anatel proibiu que uma mesma empresa utilize números diferentes para fazer as ligações. Uma tentativa de driblar o spam telefônico e diminuir os golpes. O presidente da Comissão de defesa Do Consumidor da OAB, Thiago Freitas, afirma que a proibição é um pequeno avanço.
“Precisamos divulgar essa informação. Segundo: o consumidor precisa fazer um cadastro. Terceiro: ele precisa anotar todas as vezes que ele estiver sendo incomodado de forma exaustiva. Quarto: fazer reclamação no próprio consumidor.gov. É a resistência do consumidor que vai fazer a gente mudar alguma coisa", diz Thiago Freitas, em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo.
O QUE FAZER EM CASOS DE LIGAÇÕES SUSPEITAS
- Atenda e fique em silêncio: se o número for desconhecido, ao atender, fique em silêncio pra evitar que sua voz seja usada por inteligência artificial em golpes.
- Desligue se não interessar: se o assunto não te interessar, desligue logo. A Anatel conta as ligações de até 6 segundos e empresas que acumulam muitas assim podem ser multadas.
- Use o "não me perturbe": use a plataforma "não me perturbe" do governo federal. Nela é possível bloquear ligações de marketing para o seu número.
Empresas que descumprirem as medidas podem ser multadas em até R$ 50 milhões. O consumidor pode reclamar pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331. A esperança agora é ter menos amolação.