Animais na pista do aeroporto de Teresina afetam pousos e decolagem

A OAB Piauí comunicou que a própria Infraero fará a captura dos animais e os manterá, temporariamente, sob sua guarda.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB Piauí, presidida pela advogada Juliana Paz, esteve na Gerência de Zoonoses para tratar da situação dos animais encontrados na pista de pouso do Aeroporto Petrônio Portella.

A Comissão foi procurada pela Infraero para pedir ajuda em relação aos inúmeros animais que transitam nas pistas, principalmente, durante a madrugada.

Durante a reunião na Zoonoses, a OAB Piauí, por meio da CPDA, comunicou que a própria Infraero fará a captura dos animais e os manterá, temporariamente, sob sua guarda.

Na ocasião, solicitou que os animais sejam encaminhados ao Hospital Veterinário Universitário- HVU-UFPI, a fim de serem submetidos aos exames e procedimentos cirúrgicos de castração e vacinação e posterior adoção. Além disso, requereu que os procedimentos sejam custeados pela Prefeitura de Teresina, por meio do convênio já existente com a UFPI.

“Nós da CPDA temos a consciência do alto risco de acidentes envolvendo estes animais. Por isso, solicitamos à Infraero que os animais fossem encaminhados ao HVU-UFPI para os devidos cuidados médicos antes de serem encaminhados para a adoção. A medida tem o intuito de estabelecer a segurança de todos os humanos que se utilizam diariamente do transporte aéreo, além das populações vizinhas ao aeroporto, bem como dos animais que podem ser sugados pelas turbinas e causar mortes dos animais humanos e não-humanos. Nos colocamos ainda à disposição para buscar meios de adoção responsável com as demais Ong’s”, explicou a Presidente da Comissão, Juliana Paz.

A Comissão se dispôs ainda a colaborar com o encaminhamento dos animais encontrados no Aeroporto para o HVU, em regime de revezamento com as Ong´s que abraçam a causa e a fazer palestras educativas junto com a Infraero nas escolas no entorno do Aeroporto Senador Petrônio Portela.

A reunião contou ainda com os demais representantes da Comissão Larissa Marques (Vice-Presidente) e Camila Barros (Secretária-Geral); da Gerente de Zoonoses e Médica Veterinária, Oriana Bezerra; e do representante da Infraero, Pedro Abes, Biólogo e responsável pelo controle de fauna.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES