Antonov AN-124, o maior avião para transporte de cargas do mundo em operação, fez uma nova visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (28). Pouco antes das 13h20, a aeronave, operada pela empresa aérea ucraniana Antonov Airlines, pousou no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, na Zona Norte, trazendo uma carga de equipamentos para a operação de uma indústria de óleo e gás fluminense.
O gigante partiu de Hong Kong, na China, na quinta-feira (26), voou até Mombaça, no Quênia, onde fez uma escala técnica de reabastecimento e descanso de tripulação. Na madrugada deste sábado, o AN-124 decolou rumo ao Brasil, transportando uma carga especial, de grandes dimensões, que não cabia em um avião normal.
Atualmente, o Galeão conta com a maior pista de pouso e decolagem do Brasil, com mais de 4 km de extensão.
CURIOSIDADES DO ANTONOV AN-124
O cargueiro tem suas raízes na antiga União Soviética e foi produzido pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, há mais de 40 anos, em 1982. Durante 6 anos, o Ruslan deteve o título de maior avião do mundo, até que, em 1988, foi superado pelo Mryia, também da mesma empresa. Em 2022, o Mryia foi destruído durante um conflito armado.
O Antonov recebeu o nome oficial de Ruslan, em honra a um herói russo e soviético. A OTAN designou o avião com o codinome Condor. No Brasil, entusiastas da aviação o apelidaram de "Toninho".
O gigante possui 69 metros de comprimento, equivalente à medida do lado menor de um campo de futebol, onde estão as traves. Em altura, o avião atinge cerca de 21 metros, correspondendo a um edifício de seis andares. Sua envergadura, que é a distância entre as pontas das asas, é de 73 metros. Além disso, a aeronave possui três conjuntos de trem de pouso, totalizando 24 rodas, projetados para sustentar tanto o seu peso quanto a capacidade de carga.