A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta terça-feira (18), em resolução publicada na Diário Oficial, a suspensão das propagandas referentes à bebida Alpino Fast, da fabricante Nestlé, que induzam o consumidor a acreditar que há chocolate Alpino na composição do produto. A medida tem validade a partir desta terça, segundo a Agência.
Procurada pelo G1, a Nestlé informou que "considera um absurdo o que está acontecendo e vai procurar os instrumentos cabíveis para fazer valer os seus direitos."
Leia a íntegra da resolução publicada no Diário Oficial:
?Determinar, como medida de interesse sanitário, a suspensão, em todo território nacional, de todas as propagandas que apresentem denominações, designações e vocábulos que possibilitem interpretação falsa, erro e confusão quanto à composição do alimento Alpino Fast, de responsabilidade da empresa NESTLÉ BRASIL LTDA, ao induzir o consumidor a acreditar que o produto possua em sua composição o chocolate Alpino, especialmente aquelas veiculadas no site www.nestle-fast.com.br?.
Na manha desta terça. por volta das 10h30, o G1 verificou que o anúncio da bebida estava disponível para acessos no site da empresa.
Na semana passada, a fabricante de alimentos informou nque o produto Alpino Fast tem em sua composição "a mesma massa" do chocolate Alpino, entre outros ingredientes.
A empresa se pronunciou depois que uma reportagem publicada no jornal "Folha de S.Paulo" afirmou que a bebida láctea Alpino Fast não continha o chocolate de mesmo nome em sua composição.
A própria embalagem do Alpino Fast traz um aviso que diz: "Imagem meramente ilustrativa para referência de sabor. Este produto não contém Chocolate Alpino". No entanto, a Nestlé diz que incluiu esse aviso para "evitar que os consumidores pudessem vir a acreditar que encontrariam o mesmo Chocolate Alpino derretido ou pedaços do Chocolate Alpino no produto".