Aos 95 anos, Rainha Elizabeth vai abdicar ao trono para Charles assumir
- A coroação do príncipe Charles
Após a rainha ter demonstrado o desejo de abdicação do trono, Charles deve ser empossado com uma grande cerimônia em 2023.
- A coroação do príncipe Charles
Ao Daily Star, fontes próximas à família real informaram que chefes militares teriam recebido orientações para o planejamento da coroação de Charles. “Estamos moldando um evento militar que precisará da aprovação do Palácio quando for a hora. Nosso papel é a apresentação cerimonial e garantir que estamos prontos para qualquer data que for decidida. Temos muitos planos em andamento – mas esse será especial”, disse um militar, em entrevista ao tabloide.
“Um evento dessa magnitude exige um planejamento militar e de segurança detalhado, com a segurança sendo de responsabilidade da Polícia Metropolitana, enquanto moldamos os eventos cerimoniais e alinhamos com a polícia em relação ao planejamento em torno disso”, completou a fonte. As informações compartilhadas entre os encarregados da coroação são confidenciais.
Todos os membros da família real estarão envolvidos na cerimônia, que terá centenas de soldados liderando um grande desfile. A dúvida está na presença de um dos irmãos de Charles, Andrew, que teve todos os seus títulos e honrarias militares retiradas pela Rainha por envolvimento em um escândalo de abuso sexual.
Com Charles no poder, o Príncipe William será o próximo na linha de sucessão ao trono, seguido pelo seu filho mais velho, George, com 8 anos. O último rei do Reino Unido foi George IV, pai de Elizabeth. O rei faleceu em 1952 por conta de um câncer de pulmão, o que levou Elizabeth a se tornar rainha aos 25 anos.