A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 1 milhão e meio de piauienses contra a Gripe A. Até agora, no entanto, apenas 67,48% foram imunizados, sendo 62.300 gestantes, 78 mil crianças, 31.450 trabalhadores da rede de saúde, 629.194 jovens e 211.405 doentes crônicos.
O Estado não conseguiu, até agora, alcançar a meta de nenhum dos grupos prioritários. Faltando apenas dez dias para o final da terceira etapa da campanha, somente 16,2% dos adultos de 20 a 29 anos foram vacinados. A expectativa da Secretaria de Saúde era aplicar 629.194 doses, mas apenas 101.851 pessoas nessa faixa etária compareceram aos postos de vacinação.
Dos trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, pouco mais de 70% foram imunizados. Eles foram contemplados na primeira etapa, que encerrou no dia 19 de março. Já as gestantes, considerado o maior grupo de risco, alcançou o índice de 38,4%, mas a etapa de vacinação ainda se estende até o final da campanha.
Entre os doentes crônicos, 40,6% foram imunizados. A Sesapi espera aplicar 211 405 doses até o dia 23 de abril, tempo que esse grupo prioritário tem para se vacinar. A imunização das crianças de seis a dois anos foi a que esteve mais próxima de chegar aos 100% da expectativa, alcançando quase 80%. A meta deve ser superada, pois as mães ainda tem nove dias para levarem seus filhos aos postos.
A coordenadora de Imunização da Sesapi, Eudóxia Dantas, acredita que a baixa procura pela vacina contra a Gripe A pode ser explicada pelo medo que as pessoas tem das reações. ?Mas o risco de acontecer alguma coisa é infinitamente menor do que o risco da doença?, destaca o coordenadora. Por isso, é muito importante que todas pessoas enquadradas nos grupos de risco procurem um posto de vacinação.