Na manhã da quinta-feira (31), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí promoveu uma reunião entre os agentes de segurança para tratar sobre a operação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que pretende conter falhas que possam dificultar no empenho dos vestibulandos.
O Exame, que será aplicado em 32 municípios do Piauí, teve 122.038 inscritos em todo o Estado. O major Audivam Nunes, coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, destaca que, durante os domingos de aplicação da prova, 510 agentes de segurança, como policiais militares, civis, bombeiros e SAMU estarão a postos para garantir a segurança.
"Também teremos viaturas extras, helicópteros e policiais próximos às escolas para garantir esse reforço", explica.
Um assunto também esquematizado foi com relação à falta de energia. Para não correr o risco de replicar provas no Estado, o major destaca a presença ativa da distribuidora Equatorial, que terá funcionários de plantão para suprir eventuais ocorrências nas salas de aplicação. O Batalhão Ambiental será acionado para coibir a poluição sonora.
"Em execução, todo o trabalho será feito de modo seguro. Importante ressaltar que dentro da doutrina da própria segurança, em qualquer evento, a gente tem sempre que utilizar os recursos necessários. Se precisar lançar helicóptero, estaremos à disposição", disse Fábio Abreu, secretário de Segurança.