São cada vez mais comuns os relatos de pessoas que foram assaltadas por mototaxistas clandestinos em Teresina. O sindicato da categoria faz um alerta para que os passageiros evitem mototaxistas que não sejam cadastrados pela Strans. O aplicativo está disponível nas versões Motootaxi Android e Motootaxi iPhone.
De acordo com o presidente do sindicato, Ricardo Costa, os bandidos usam coletes semelhantes aos usados pelos profissionais registrados e abordam as pessoas nas ruas da capital.
“Acontece muito. O elemento sai da cadeia, bota um colete de mototaxi, pega qualquer moto fica abordando a população na rua, assaltando”, afirmou.
Uma das vítimas do crime, que preferiu não identificada, relatou como foi a ação em que foi assaltada por um mototaxista clandestino.
“Eu ia indo ao Centro e, de repente, esse moço parou ao meu lado, em uma moto preta e com o colete de mototaxista, me abordou e levou minha bolsa”, disse.
Uma nova ferramenta deve dificultar a atuação desses criminosos, o aplicativo MotooTaxi registra todas as informações dos mototaxistas credenciados, além fornecer informações como localização e trajetos.
“O passageiro tem a segurança que vai chamar pelo aplicativo um profissional, primeiro que é registrado pelo Strans, tem autorização da Prefeitura para ser um profissional da área, e segundo é que nós temos o acompanhamento via GPS de qualquer movimentação, tanto do passageiro, quanto do taxista ou mototaxista. Então, o passageiro vai ter total segurança que ele vai receber o serviço de um profissional qualificado”, explicou o coordenador do aplicativo, Daniel Guimarães.