A Voepass, companhia aérea brasileira, anunciou nesta terça-feira (20) que irá suspender voos diários para nove destinos até o dia 26 de outubro. A medida ocorre em resposta ao acidente envolvendo a aeronave turboélice ATR 72-500, que caiu em Vinhedo, São Paulo, no último dia 9 de agosto, resultando na morte de todas as 62 pessoas a bordo.
Sem voos
De acordo com a nota divulgada pela empresa, a readequação das operações é necessária devido à perda da aeronave. Desde o acidente, os voos para Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Seguro (BA) já foram interrompidos. A partir de 26 de agosto, as rotas para Salvador, Natal e Mossoró (RN) também serão suspensas, seguidas pelas rotas para São José do Rio Preto (SP), Cascavel (PR) e Rio Verde (GO) a partir de 2 de setembro.
Atendimento aos passageiros
A Voepass informou que a decisão visa garantir uma melhor experiência aos passageiros, reduzindo o risco de atrasos e cancelamentos. A companhia afirmou ainda que todos os passageiros com bilhetes para os voos cancelados serão atendidos de acordo com as diretrizes da Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Obrigações
Segundo a Anac, em casos de interrupção do serviço, as companhias aéreas são obrigadas a oferecer aos passageiros alternativas de reacomodação em outro voo, reembolso do valor pago ou execução do serviço por outro meio de transporte, ficando a escolha a critério do passageiro. A agência orienta os passageiros afetados a entrarem em contato com a companhia aérea para resolver eventuais problemas decorrentes dos cancelamentos.