O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou a existência de um foco de peste suína clássica (PSC) em Forquilha no Ceará. Segundo o órgão o foco foi detectado em propriedade de criação familiar de subsistência, sem vínculos com estabelecimentos comerciais ou de reprodução de suínos.
Após essa confirmação, a Agência de Desenvolvimento Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) proibiu a entrada de suínos e seus produtos oriundos do Ceará no Piauí.
A medida, segundo o gerente de Defesa animal da Adapi, José Idílio, é para evitar que o vírus chegue ao Piauí e proteger os suínos do estado. Ele ressalta que a orientação veio do MAPA e foi estendida para todos os estados do Nordeste.
A proibição deve permanecer até que os focos da peste seja erradicado no Ceará.
Idílio reforçou que o Piauí não tem foco da contaminação de peste suína e que as medidas adotadas são para o vírus não entrar no estado.
A Peste Suína Clássica (PSC), também conhecida como cólera suína, é uma doença viral contagiosa que afeta somente suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies animais.