Artigo: 'A coroa da justiça', escrito pelo magistrado piauiense Roberto Veloso

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” (2 Timóteo, 4:7)

A coroa da justiça | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O nosso embate espiritual é comparado a uma competição, quando temos de nos esforçar, ter dedicação e um objetivo que é o Reino dos Céus. O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 9:24-26, fala sobre a importância de competir de maneira a alcançar a vitória.

Corinto, um próspero centro comercial na Antiguidade, era uma cidade cosmopolita e estratégica, conectando o comércio entre a Ásia e a península itálica. No passado, Corinto sediava os Jogos Ístmicos.

A corrida espiritual exige esforço contínuo e determinação. A mensagem de Paulo ecoa a importância de uma dedicação plena e persistente. Assim como os atletas de Corinto treinavam intensamente para competir, os cristãos devem aplicar sua energia para vencer as batalhas diárias da fé.

A vida cristã é marcada por práticas que moldam o caráter e mantêm o foco na caminhada com Deus: estudo da Bíblia, participação em cultos e prática do perdão. Esses comportamentos são os alicerces que sustentam o cristão em sua jornada, garantindo que ele permaneça fiel e fortalecido.

Uma finalidade definida é primordial para qualquer situação, seja física ou espiritual. O fim do cristão é o troféu da salvação, prometida por Jesus àqueles que perseverarem durante toda a vida. Essa é a razão pela qual Paulo não corria "sem meta" (1 Coríntios 9:26), mas com um propósito definido.

As batalhas enfrentadas pelos cristãos para alcançar a vida eterna possuem muitas lutas contra o inimigo externo, bem como em face das fraquezas humanas. Jesus, a quem seguimos, suportou toda humilhação e nos mostra que devemos resistir.

"Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (2 Timóteo, 4:8)

Paulo sabia que, ao final de sua jornada, seria recompensado por sua perseverança e fé. O exemplo de Paulo serve para nós, a coroa da justiça que ele tanto lutou está disponível para todos que cumprem os mandamentos de Jesus Cristo.

A vida cristã é uma competição de muitas provas que exigem muita oração e fé, para um relacionamento íntimo com Deus. Inspirados por Jesus, somos chamados a correr com propósito, sem desviar o olhar da coroa que nos espera. Paulo disse: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." Que possamos assim falar também.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES