"Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus." (Mateus, 18:3)
O ser humano sempre se preocupa com quem vai ocupar a melhor posição. Assim se deu nesse diálogo com os discípulos, porque eles queriam saber quem seria o maior no Reino dos Céus.
“Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?” (Mateus, 18:1)
Jesus aproveita para nos ensinar uma lição de humildade, confiança e pureza. Quando os discípulos perguntam sobre quem seria uma espécie de seu primeiro ministro, Ele chama uma criança, coloca-a no meio deles e usa essa criança como exemplo para ilustrar os requisitos essenciais para entrar no Reino dos Céus.
É preciso se converter. Essa palavra significa literalmente virar-se ou mudar de direção. Essa transformação interior envolve deixar para trás o orgulho e a autossuficiência, substituindo-os pela humildade e dependência de Deus.
Converter-se aqui implica um recomeço, uma nova maneira de pensar e agir que está em sintonia com os valores do Reino dos Céus. É um nascer de novo.
“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João, 3:3)
Jesus continua enfatizando a necessidade de nos tornarmos como crianças. Ao fazer isso, Ele destaca características intrínsecas a elas, como simplicidade, confiança, humildade e honestidade.
As crianças dependem totalmente dos pais para sustento e cuidado, uma dependência que Jesus deseja que Seus seguidores tenham em relação a Deus.
A humildade das crianças, que não possuem pretensões de grandeza ou poder, serve como um modelo para os discípulos.
No contexto de uma sociedade que valoriza o sucesso e a riqueza, Jesus oferece uma visão oposta que vai de encontro a essa cultura frívola da atualidade.
A verdadeira grandeza é encontrada na humildade e na confiança em Deus. Em momentos de dúvidas e incertezas, o melhor caminho é confiar no plano de Deus para nossas vidas, mesmo quando não entendemos completamente Seus propósitos.
A conversão vai nos levar à busca da verdade e da Justiça em todas as circunstâncias. Por isso, Jesus nos convida a buscarmos primeiro o Reino dos Céus e a sua Justiça e tudo o mais nos será acrescentado.
Jesus é a verdade e a Justiça, e o único caminho que nos leva à salvação e à vida eterna.