Artigo: O poder do perdão, escrito pelo magistrado piauiense Roberto Veloso

Durante sua passagem pela Terra, Jesus se preocupou com a questão do perdão, destacando a sua importância para a afinidade do ser humano com Deus e com o próximo

O poder do perdão | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

"E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas." (Marcos, 11:25)

Esta passagem bíblica trata de um ensinamento de Jesus Cristo sobre o perdão. É um verdadeiro chamado para a necessidade de perdoar, porque irá proporcionar um bem-estar espiritual, acompanhado de uma saúde emocional e harmonia entre as pessoas.

O pecado carece do perdão e da misericórdia de Deus. Quando pecamos, ofendemos a Ele e precisamos de seu perdão. Na oração pedimos e imploramos o Seu perdão, mas Jesus nos diz que somente o teremos se também perdoarmos.

Durante sua passagem pela Terra, Jesus se preocupou com a questão do perdão, destacando a sua importância para a afinidade do ser humano com Deus e com o próximo. Quando Jesus ensinou a orar, expressamente constou a necessidade de perdoarmos para recebermos o perdão de Deus.

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mateus, 6:14-15) 

Muitos fazem a chamada “Oração do Pai Nosso” com raiva e magoado com outro. É evidente que essa oração não será ouvida por Deus, porque um de seus postulados não está sendo atendido, justamente o perdão.

O ensinamento de Jesus deixa claro que o perdão não é uma opção, mas sim uma condição para uma relação com Deus, com o fim de se manter uma comunhão com Ele. A ausência do perdão gera um bloqueio espiritual, por isso Jesus diz que é necessário perdoar para que as bençãos de Deus possam fluir.

Muitos nutrem o ódio contra outra pessoa, mas o mal é feito contra ela mesma. Quem guarda ressentimento carrega um fardo pesado que atinge a alma, causando sofrimento físico e emocional. 

Perdoar significa uma libertação da dor sofrida, permitindo seguir em frente com leveza e tranquilidade. O perdão não tem a consequência apenas em relação ao perdoado, mas em relação ao perdoador, permitindo a reconquista da paz e interrompendo o ciclo nocivo do ressentimento.

Jesus deu o maior exemplo do perdão. Depois de ser torturado, cuspido, ferido e pregado na cruz para morrer, perdoou. Certa vez, ao ser inquirido por Pedro sobre a quantidade de vezes que deveria perdoar, disse: 

“Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete." (Mateus, 18:22) 

Precisamos seguir o ensinamento de Jesus, para perdoarmos a quem nos ofende e assim podermos receber o perdão de Deus.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES