Artigo: 'Os anjos são emissários de Deus ', escrito pelo magistrado Roberto Veloso

Os anjos, segundo a Bíblia, são seres espirituais criados por Deus com propósitos específicos, como louvar, servir e executar Suas ordens

Os anjos são emissários de Deus | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os anjos, segundo a Bíblia, são seres espirituais criados por Deus com propósitos específicos, como louvar, servir e executar Suas ordens. Eles são mencionados em diversas passagens bíblicas, e sua presença se manifesta de maneiras distintas, evidenciando sua importância no plano divino. 

No Salmo 103:20-21, por exemplo, os anjos são descritos como poderosos servos que cumprem a palavra de Deus, louvando-O continuamente e obedecendo Suas ordens. Essa descrição reflete o papel essencial dos anjos como emissários e executores da vontade divina.

Em Êxodo 23:20-21, Deus promete enviar um anjo diante de Seu povo para guiá-los e protegê-los no caminho, destacando a função dos anjos como guias e guardiões.  A hierarquia angelical é um aspecto fascinante da descrição bíblica dos anjos. 

“Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades.” (Colossenses, 1:16a) 

No livro de Daniel há a descrição de uma visão que destaca a luta espiritual travada por esses seres, com referências a "príncipes" espirituais, como Miguel.

“Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe.” (Daniel, 10:21)

Gabriel é conhecido como um mensageiro de Deus, sendo o portador de grandes notícias, como fez com Maria no anúncio da gestação de Jesus, conforme descrito em Lucas 1:28. A tradição hebraica, também se refere ao arcanjo Rafael como protetor.

Entre as categorias angelicais, os querubins têm uma função especial de guardar e proteger. Em Gênesis 3:24 em Êxodo 25:17-18 são assim descritos. Enquanto os serafins, de acordo com descrição de Isaias 6:2-3, são responsáveis pelo louvor e adoração a Deus.

Os anjos obedecem às ordens de Deus, são seus servos.

“Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.” (Salmos, 91:11)

Por outro lado, a Bíblia também alerta contra a idolatria. Em Apocalipse, o apóstolo João diz que se prostou aos pés do anjo para adorá-lo, mas foi repreendido:

“Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” (Apocalipse, 22:9)

Há apenas um Deus a quem se deve adorar, representado pelo Pai, Filho e Espírito Santo. A reverência e o respeito são devidos somente ao Criador, que é o único digno de louvor e adoração.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES