Iaac Batista, de 29 anos, conhecido em Fortaleza, no Ceará, por fazer peças a partir de frutas e legumes, como melancia, abacaxi e pepino, resolveu inovar neste final de ano. O cozinheiro cearense, que acabou ganhando notoriedade Brasil afora, fala sobre a paixão em preparar a arte que será servida em restaurantes e nas tradicionais ceias de Natal.
“Quando chega nesta época do ano, eu sou muito procurado para fazer esculturas para colocar em ceias de Natal. Uma das obras é uma árvore de Natal usando pepinos, morangos e maçãs. Também faço um papai noel usando melancia, que fica pronto em cerca de duas horas. Tudo fica muito bonito e combina com os enfeites do Natal”, contou Isaac.
O cozinheiro, que cobra R$ 120 e R$ 200 para esculpir em frutas, possui técnicas valiosas e que auxiliam na hora da preparação. “Procuro usar sempre facas mais afiadas, até porque é preciso facas profissionais para esse trabalho. Eu compro através da internet vindas de países como a Tailândia”, declarou.
Para quem acha que tudo é diversão, ele esclarece que se trata de um trabalho demorado e explica qual fruta costuma utilizar. “A melancia é maior e dá para desenhar muitas coisas. O que dá mais trabalho é o papai noel, pois são muitos detalhes, como os olhos e o formato da barba. Esse tipo de trabalho exige muita concentração para o resultado sair como esperado.”, disse.
Empolgado, Iaac Batista fala sobre o reconhecimento. "É muito gratificante quando as pessoas olham para as esculturas, admiram, pedem para tirar fotos. Pra muita gente é uma coisa nova, que chama mesmo a atenção. Por isso eu estou sempre tentando inovar, evoluir e chamar atenção com os trabalhos”, contou.