Parte do asfalto cedeu ao lado das obras da galeria da Zona Leste de Teresina, situada no cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com a rua Eustáquio Portela, e praticamente engoliu uma máquina escavadeira após fortes chuvas registradas na noite de sexta-feira (4) e madrugada de sábado (5).
Imagens divulgadas por moradores mostram a escavadeira hidráulica que trabalhava nas obras dentro do buraco. Uma banca de vendas, ao lado do supermercado Pão de Açúcar, por pouco também não foi parar no meio da cratera. Funcionários das obras da galeria isolaram a área.
Iniciada há mais de 10 anos, a entrega da primeira etapa das obras da galeria da Zona Leste de Teresina já foi adiada diversas vezes. Um novo prazo estima que todo o serviço seja finalizado em 30 meses.
A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) Leste informou que o Sistema de Drenagem Integrada da zona Leste busca minimizar os problemas de alagamento na região. A obra está orçada em R$ 54,5 milhões. A Saad Leste ainda não se pronunciou sobre cratera que se abriu após as chuvas.
Defesa Civil atende pessoas afetadas pelo temporal
Alerta de risco geológico
Na madrugada se sábado (5), a Secretaria Municipal da Defesa Civil de Teresina realizou 16 atendimentos devido às fortes chuvas registradas em Teresina. Equipes do órgão foram divididas em duas bases: o comando permanece na Escola Municipal Antônio Dilson Fernandes, no bairro São Joaquim, Zona Norte da Capital, e outra equipe na sede da secretaria, na zona leste.
A Defesa Civil alerta que o risco geológico ainda continua na capital nos próximos dias devido ao volume de chuvas que está previsto. Para situações emergenciais o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil ou para telefone fixo (86) 3223-7366. O atendimento via telefone é 24h, todos os dias da semana.
O secretário de Defesa Civil, Carlos Ribeiro, disse que um relatório com todas as ocorrências registradas pelo órgão está sendo encaminhado para o prefeito Doutor Pessoa. “Todas situações que ocorreram durante a chuva de ontem, como ruas alagadas, quedas de árvores e outros estragos serão analisados e atendidos”, disse o secretário.