Os associados ao SINDHOSPI e demais sindicatos filiados a Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS) poderão aderir ao Programa de Acreditação ONA, da Organização Nacional de Acreditação. O objetivo é promover um processo de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência nos estabelecimentos.
A parceria entre a FENAESS e o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) foi comunicada a todas a entidades filiadas. No informativo, a Federação explicou que o serviço inclui quatro avaliações.
"Essa parceria tem o objetivo de oferecer às Instituições de Saúde associadas aos sindicatos filiados a FENAESS, o serviço de Diagnóstico, Avaliação para Acreditação/Certificação e Manutenção da Certificação conforme os requisitos do Sistema Brasileiro de Acreditação – Organização Nacional de Acreditação (SBA-ONA)", informou. O SINDHOSPI é filiado a FENAESS por acreditar na seriedade e compromisso da Federação com o sistema de saúde brasileiro.
Os sindicatos poderão oferecer aos seus associados, em conjunto com o IBES, o processo para que esses estabelecimentos de saúde tenham o selo de acreditação da ONA. Para isso, o Instituto dará todo o suporte oferecendo palestras, treinamentos, um canal multidisciplinar, e-books, descontos em cursos do IBES, entre outros benefícios.
Ainda de acordo com a FENAESS, outro ponto a ser destacado é o reembolso dos custos efetivados pela Federação e sindicatos filiados de divulgação, captação de participantes ao projeto, disponibilização de estrutura física e/ou recursos humanos para reuniões, dentre outros. Destaca-se, que o Instituto repassará para o sindicato filiado na qual o estabelecimento é associado, o valor de R$ 600,00 por cada contrato fechado de Diagnóstico Organizacional.
SOBRE A ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A sua
metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.
A ONA certifica organizações prestadoras de serviços de saúde, tais como: Hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, serviços de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear; serviços odontológicos; programas de saúde e prevenção de riscos com foco em pacientes saudáveis e com fatores de risco, com foco em pacientes portadores de condições crônicas; Serviços para a Saúde; Serviço de Processamento de Roupas para a Saúde; Dietoterapia; Manipulação; Esterilização e Reprocessamento de Materiais.