Asteroide do tamanho de um ônibus passará próximo à Terra
- Desvio da rota de um asteroide
Um asteroide do tamanho de um ônibus passará próximo à Terra. Ele foi detectado pela primeira vez em 2014 e, desde então, vem sendo monitorado.
- Desvio da rota de um asteroide
O monitoramento é importante não apenas para saber que um asteroide ou outro corpo celeste pode se aproximar da Terra, mas também para prever como e quando ele se aproximará. A tecnologia atual permite inferir a distância e até a velocidade com a qual o asteroide passa pelo planeta. Além do mais, é possível prever se o corpo vai colidir com a Terra e como isso pode nos afetar.
Na atualidade já existem meios de desviar um asteroide da rota do planeta Terra caso ele ofereça risco potencial. Uma das maneiras para que isso aconteça é o envio de uma espaçonave determinada a colidir com o asteroide e, assim, desviá-lo de seu curso. Para que isso seja possível, a nave deve ser enviada ao espaço tempos antes da aproximação do asteroide com a Terra. Fica explícita, então, a necessidade de observar e entender os caminhos traçados por corpos celestes próximos (e distantes) ao planeta Terra.