Ataque contra senador Cid Gomes é destaque na imprensa internacional

Irmão de Ciro Gomes foi atingido com dois tiros em Sobral

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O ataque a tiros contra o senador licenciado Cid Gomes (PDT), em Sobral (região norte do Ceará), começou, na noite desta quarta-feira (19), a ser destaque no noticiário internacional.

O jornal norte-americano "The Washington Post" publicou, em sua edição digital, a notícia de que o parlamentar cearense "foi baleado no peito enquanto tentava intervir em uma greve de militares por reajuste salarial" e depois o ex-governador do Ceará foi hospitalizado.

A reportagem também cita o vídeo mostrando o momento do ataque, quando Cid em uma retroescavadeira avança em direção a uma barricada de homens com o rosto coberto por balaclava.

"Não fica imediatamente claro de onde o disparo veio", ressalva o jornal americano.

O "Washington Post" lembra que logo antes de liderar o protesto, Cid postou um vídeo no Twitter compartilhando sua raiva e convocando as pessoas para ajudá-lo a "acabar com a greve".

O Ministério da Justiça autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública para o Ceará. Segundo a portaria do ministério, a tropa ficará no Estado por 30 dias contados a partir desta quinta-feira (20), seguindo até 19 de março, "a fim de proteger a população cearense, em razão de movimento paredista por parte das polícias estaduais".

O documento não informa o contingente que será enviado, que deve seguir planejamento definido pelo ministério. A medida atende a pedido do governador Camilo Santana (PT).

Conforme ofício para o governador, a primeira equipe da Força Nacional chega ao Ceará às 14 horas desta quinta-feira (20) e a Polícia Rodoviária Federal chegará "em até 48 horas".

HOSPITAL DIVULGA BOLETIM MÉDICO

O Hospital do Coração informou que o estado de saúde de Cid é estável e que não há risco de morte. O senador licenciado está em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta. Um boletim médico divulgado nesta quarta afirma que ele está "lúcido e respirando sem auxílio de aparelhos" e tem "boa evolução clínica". 

Segundo a assessoria da instituição, as duas balas atingiram a clavícula: uma bala saiu e a outra bateu na clavícula e ficou alojada no pulmão (e foi removida do órgão pela equipe da Santa Casa de Sobral). Cid já foi submetido a uma tomografia na Santa Casa de Sobral, que não constatou danos graves em nenhum órgão vital. 

"Esses crimes não ficarão impunes", diz Camilo após atentado contra Cid Gomes

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), se pronunciou na noite desta quarta-feira, 19, sobre os disparos de arma de fogo dos quais o aliado, o senador licenciado Cid Gomes (PDT), foi vítima. O crime aconteceu em Sobral após o político avançar sobre agentes de segurança a bordo de retroescavadeira.  

"Inaceitável a extrema violência sofrida pelo senador Cid Gomes, atingido por dois tiros, hoje, em Sobral. Violência provocada por um grupo de policiais mascarados, amotinados num quartel", reclama o petista em nota publicada em redes sociais. E diz: "Esses crimes não ficarão impunes! Não mediremos esforços para restabelecer a ordem e garantir a paz da população cearense."

Confira nota na íntegra:

Inaceitável a extrema violência sofrida pelo senador Cid Gomes, atingido por dois tiros, hoje, em Sobral. Violência provocada por um grupo de policiais mascarados, amotinados num quartel. Reforço que já havia solicitado formalmente apoio de tropas federais para o Ceará aos ministros Luiz Eduardo Ramos e Sérgio Moro, para uma ação enérgica contra essas pessoas que têm agido como criminosos. Esses crimes não ficarão impunes! Não mediremos esforços para restabelecer a ordem e garantir a paz da população cearense.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES