Câmeras de segurança flagraram uma série de roubos a pedestres e motoristas de carros e caminhões que circulam no Rio de Janeiro apenas nos últimos dias.
Número de assaltos
Conforme dados do Instituto de Segurança Pública, em março de 2017, ocorreram mais ou menos seis mil casos de roubos a pedestre. Mas em março deste ano foram mais de 7.600 registros de roubos a pedestre, média de dez casos por hora, e aumento de 26,6%.
Imagens flagraram a ação de um suspeito em uma moto na tarde desta terça-feira (17), no Largo dos Leões, no Humaitá, na Zona Sul, roubando o aparelho celular de pedestres e ainda exigindo que uma vítima fornecesse a senha do aparelho. No vídeo, o ladrão sobe a calçada e rouba primeiro uma mulher. Em seguida, o indivíduo assalta um homem de mochila, na mesma calçada.
Luiz Carlos Ferreira, Presidente da Associação de Moradores do Humaitá,afirma que a falta de segurança é o que mais trás preocupação aos moradores. O que ocorreu ontem (terça-feira) foi algo assim muito audacioso. Falta realmente policiamento. A Polícia Militar está com pouco efetivo, ela precisa ter mais efetivo. Agora, o mais importante disso tudo é que as pessoas façam o registro na delegacia de polícia. Porque vai aparecer na mancha criminal e vamos ter mais policiamento”, declarou Ferreira.
Segundo Rodrigo Alves, Subsecretário de Comando e Controle, em breve terá um aumento do patrulhamento nas ruas e isso trará uma redução dos índices além do aumento da sensação de segurança.