Dois irmãos vivem situações difíceis pelo simples fato de um deles ser policial. O outro é um ex-detento que volta ao mundo da criminalidade. Essa situação é parte do contexto do filme "Laços de Sangue" (Blood Ties), do francês Jacques Maillot. Isso nas telas, e no mundo em que vivemos, é possível tantas diferênças entre irmãos? Está comprovado que, pelo menos, a resposta é positiva.
Clique aqui e veja como foi a chegada da Marca Audi no Piauí
É o que ocorre com o Audi A3 e-tron e com o Clubsport quattro. Enquanto o primeiro é um pacato híbrido do tipo Plug-In, feito para atender as normas de emissão europeias, que pode rodar por até 50 km de maneira totalmente limpa (de acordo com a fabricante) e já está à venda a partir de 37.900 euros, o outro é um protótipo com incríveis 525 cv produzidos por um motor 5 cilindros turbo.
O e-tron ainda exibe um comportamento absolutamente silencioso. Com as baterias devidamente carregadas, o Sportback arranca de maneira absolutamente discreta, com um zunido percebido apenas dentro do carro, provocado pelo motor elétrico. O torque de 35,7 mkgf está disponível de imediato — o que ainda pode provocar algum susto nos desavisados — e requer algum tempo até que o condutor se acostume com isso, bem como com as opções de modo de condução e de recuperação de energia. Sem falar, claro, do tempo necessário até que as baterias sejam totalmente recarregadas. Nada parecido com um automóvel com motor a combustão.
Rapidez discreta
Em ação, o e-tron não faz feio. Afinal, sob o capô ele conta com o auxílio do bom motor 1.4 TFSI, com 150 cv e 25,5 mkgf, que garante força adicional nos momentos em que é preciso. Até 130 km/h, o sistema elétrico dá conta do recado sozinho e em agradáveis estradas secundárias repletas de curvas, o A3 e-tron apresenta um comportamento dinâmico similar ao do seu irmão 240 kg mais leve e desprovido de propulsão auxiliar. Pode acreditar.
Os engenheiros da Audi responsáveis pela estrutura desse A3 fizeram um bom trabalho, e as molas e os amortecedores se mostram muito bem adaptados à carga adicional proporcionada pelo conjunto elétrico. Quanto ao conforto, não há muita diferença, ou seja, é razoável. A potência total de 204 cv mostra-se perfeitamente adequada ao carro, embora o promissor ronco do 4 cilindros só se faça ouvir em poucos momentos. O torque de 35,7 mkgf contribui para o bom desempenho, mesmo com o peso adicional.
Na hora de recarregar as baterias de íons de lítio, o A3 e-tron pode ser conectado a qualquer tomada doméstica, por meio da qual o tempo médio é de 2h30min. Mas, por um custo extra mensal de 8,95 euros (mais 27 centavos por kW/h), a empresa oferece a instalação de um carregador doméstico que utiliza apenas energia “verde”, fornecida por uma empresa particular. Essa opção é destinada aos mais radicais, que fazem questão de usar apenas eletricidade produzida a partir de fontes “limpas” (usinas eólicas ou solares, por exemplo).
Bem, não é provável que a Audi consiga oferecer um acordo com fabricantes de gasolina e de lubrificantes, mas a fabricante de Ingolstadt deve, ao menos, se comprometer em manter a tradição de produzir motores com um ronco tão empolgante quanto o 5 cilindros da quattro GmbH. No protótipo avaliado, pode se perceber nitidamente que o motor tem potencial para produzir os 525 cv e 61,2 mkgf, mesmo em uma versão definitiva. Uma provocação para o motor produzido pela Mercedes-AMG (com “apenas” 365 cv)? “Bem, talvez a gente não consiga entregar tanta potência no modelo definitivo”, despistou Heinz Hollerweger, responsável pela quattro GmbH. Mas já se pode imaginar o que vem por aí.
Rugido em vez de zunido
De qualquer forma, o protótipo Clubsport quattro provoca muitos debates, mesmo no centro de treinamento da Audi em Neuburg. Afinal, o modelo foi produzido a partir de um S3 e deve suportar um certo estresse. Uma vez acionado, o motor 2.5 produz um som que lembra rápidas erupções em um timbre grave, que ressoa pelo ambiente.
Mesmo assim, a injeção direta permite ao motor produzir menos de 200g de CO2 por quilômetro, lembra Hollerweger. Vamos verificar o consumo de combustível? Para falar a verdade, ninguém se importa com isso. Acionando o câmbio robotizado de dupla embreagem e 7 marchas, saímos a toda. O motor do Clubsport ruge furiosamente, aumentando a voz em direção aos 6.000 rpm. Dentro do carro, as trocas de marcha provocam alguns solavancos que dão a impressão de que podem causar danos ao pescoço, mas é só questão de costume. Uma curva se aproxima, freio e... Ops! Ficou escuro no retrovisor interno. Alguém esqueceu de fechar a tampa do porta-malas? Nada disso, é o aerofólio, que se ergue como um freio aerodinâmico, com o objetivo de auxiliar nas desacelerações.
O A3 comporta-se de maneira exemplar na pista, auxiliado pelas enormes rodas de 21”, pela direção com assistência elétrica muito precisa e rápida e, principalmente, pela tração nas quatro rodas. O som produzido é outro destaque. O ronco vigoroso do 5 cilindros faz qualquer motorista se sentir impelido a acelerar. Parece feitiçaria. Então, sr. Hollerweger, insistimos: por favor, não mudem a acústica do carro!
Como um legítimo modelo de pista, o Clubsport quattro encanta em ação. O trabalho no câmbio é rápido, e as correções nas saídas de curva ocorrem com facilidade. Mas lembre-se: estamos rodando sobre um asfalto perfeito, sem irregularidades. Como seria na vida real? Impossível saber. Será esse o motivo de tanta demora até que o Clubsport assuma seu papel como o futuro RS 3? Heinz Hollerweger se limita a sorrir. E a versão cupê? Essa será restrita a Estados Unidos e China. No resto do mundo, o RS 3 deverá surgir apenas na configuração Sportback, similar ao seu “irmão” e-tron. Que família...
Ficha técnica Audi A3 e-tron
Motor (disposição/cilindros): L4
Cilindrada (cm³): 1.395
Potência (cv/rpm): 150 a 5.000
Torque (mkgf/rpm): 25,5 a 1.600
Potência motor elétrico (cv): 101,9
Torque motor elétrico (mkgf): 33,7
Potência combinada (cv): 204
Dimensões (C/L/A, mm): 4.312/1.785/1.424
0 a 100 km/h (s): 7,6
Vel. máxima (km/h): 222
Consumo médio (km/l): 66,7
Preço básico (euros): 37.900
Ficha técnica Audi A3 Clubsport
Motor (disposição/cilindros): L5
Cilindrada (cm³): 1.499
Potência (cv): 525
Torque (mkgf/rpm): 61,2 a 2.300
Dimensões (C/L/A, mm): 4.490/1.856/1.382
0 a 100 km/h (s): 3,6
Vel. máxima (km/h): 310