Aulas da rede municipal de ensino retornam hoje (20) no Rio Grande do Sul

As aulas da rede municipal de ensino retornam hoje (20) em Porto Alegre, após as enchentes que atingiram a cidade. Mais de 50% dos alunos voltarão às aulas normalmente

Escola JP Cantinho Amigo, de Porto Alegre, atingida pelas águas | Júlia Azevedo/SMED
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre iniciam nesta semana o retorno às aulas, após uma semana das enchentes que devastaram a cidade. Na manhã desta segunda-feira (20), 22 unidades terão aulas e, amanhã (21), outras 16 unidades devem retomar as atividades.

As escolas que não foram diretamente afetadas pelas cheias e que possuem abastecimento de água e energia elétrica poderão retomar as aulas. “Além da retomada das nossas unidades próprias, mais de 100 escolas de educação infantil conveniadas à prefeitura também retornarão às atividades na segunda-feira. Cerca de 50% dos nossos alunos voltarão às aulas normalmente”, afirmou o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.

Aulas da rede municipal de ensino retornam hoje, 20 (Foto: Reprodução)

Os servidores das escolas diretamente afetadas pela enchente não precisam retornar ao trabalho imediatamente, conforme determinação da secretaria.

O Ministério da Educação flexibilizou o calendário escolar no Rio Grande do Sul. Inicialmente, a orientação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é que as escolas realizem atividades lúdicas e recreativas, além de garantir o acolhimento e as refeições aos estudantes. A presença dos alunos será registrada, com justificativa para as ausências daqueles atingidos pelas cheias.

O que diz a Secretária de Educação

Segundo a secretaria, quase todas as 99 escolas da rede e as 219 parceiras foram atingidas pelas enchentes. As situações mais críticas são:

  • 14 escolas próprias e 12 da rede conveniada ficaram total ou parcialmente alagadas, com grandes perdas de infraestrutura.

  • Outras 11 escolas próprias e 53 conveniadas sofreram danos como destelhamentos parciais e infiltrações.

Com o recuo das águas, foi possível acessar as escolas de educação infantil Cantinho Amigo (Azenha) e Tio Barnabé (Azenha), além da escola de ensino fundamental Porto Alegre (Centro Histórico), que estavam alagadas. Nessas unidades, o processo de limpeza e recuperação das estruturas já começou.

Além disso, três escolas próprias de ensino fundamental estão funcionando como abrigos: Aramy Silva (bairro Camaquã), Elyseu Paglioli (Cristal) e Grande Oriente do Rio Grande do Sul (Rubem Berta).

Situação no estado

Na rede estadual, 18 escolas em Taquari, Sério, Progresso, Lajeado, Forquetinha e Canudos do Vale retomam as aulas nesta segunda-feira (20). Em Porto Alegre, Canoas e Rio Grande, ainda não há previsão de retorno. Mais de 178 mil alunos estão afetados apenas nessas localidades. Em toda a rede pública estadual, mais de 378 mil estudantes sofreram algum impacto devido às cheias.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES