As escolas da rede estadual de ensino do Piauí estão se preparando para o retorno das atividades presenciais a partir de agosto e a previsão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é que as aulas devam começar de forma híbrida, após as férias escolares, quando serão esperados cerca de 250 mil alunos no chão da escola.
De acordo com o secretário de Educação, Ellen Gera, as escolas estão se organizando para o retorno seguro às atividades.
"Estamos nos preparando para esse retorno às aulas presenciais. Já tivemos um avanço na vacinação dos profissionais da educação, fizemos o repasse para as escolas se adequarem e estamos avaliando o cumprimento dos protocolos sanitários por parte das escolas. Estamos também trabalhando a questão pedagógica, onde as escolas avaliam os resultados e a partir deles focamos na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Vamos ampliar, também, as ações de busca ativa, garantindo o fortalecimento do vínculo do aluno e escola", explicou.
Pais são ouvidos
Segundo a Seduc, as escolas estão fazendo a escuta dos pais e da comunidade escolar sobre a preferência pelas aulas presenciais ou remotas. Os pais que estiverem de acordo com o retorno presencial devem assinar uma autorização. O aluno que optar por permanecer no ensino remoto pode continuar contando com as plataformas digitais para acessar às aulas, além do conteúdo impresso.
Para a retomada segura, as escolas passam por readequações, como a instalação de pias externas, aquisição de equipamento de proteção individual, álcool em gel, tapetes sanitizantes, sinalização com orientações a respeito do distanciamento e uso da máscara. As salas também estão sendo adaptadas para essa nova realidade, respeitando todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.