Muitas pessoas têm sido beneficiadas com os programas de saúde que garantem qualidade de vida em Teresina. Na área de reabilitação visual, é possível os teresinenses receberem gratuitamente óculos de grau. Somente de janeiro a outubro de 2016, a Secretaria Municipal de Saúde autorizou a entrega de 2.108 óculos. A quantidade representa aumento de 22% se comparado ao mesmo período de 2015.
A dona de casa Maria do Socorro Sousa da Silva é uma das beneficiadas. Ela tem miopia e relata que sentia dores de cabeça e visão embaçada. Agora, está aguardando o recebimento do seu terceiro óculos de grau pelo SUS para corrigir o problema visual. “É ótimo poder contar com o SUS, porque óculos de grau é muito caro, principalmente pra pessoas como eu que não tem condições de comprar”, conta.
Aderivaldo Andrade, secretário municipal de Saúde de Teresina, informa que, em 2016, a Secretaria aumentou a oferta de óculos de grau. “Eram autorizados 150 óculos mensalmente e esse ano passaram a ser 300 por mês. Além do fornecimento regular de óculos com vários tipos de lentes (progressiva, bifocal, simples e simples higlight), na área da Oftalmologia, o SUS realiza ainda transplantes de córnea, exames de diagnóstico, procedimentos clínicos e cirurgias.”, detalha.
De acordo com a oftalmologista Fabiene Pirajá, os problemas visuais mais comuns são as ametropias e depois catarata e glaucoma. “As ametropias correspondem a alterações no olho que prejudicam a visão e que podem ser corrigidas com o uso de óculos de grau”, afirma.
A oftalmologista faz um alerta à população sobre os riscos do uso de tecnologia por crianças: “Os pais devem evitar que crianças menores de 2 anos tenham acesso a computadores, tablets e celulares, porque isso pode desencadear uma miopia precoce”, afirma informando que o uso inadequado de corticóide (medicamento) e exposição solar podem precipitar o problema de catarata.
Como conseguir um óculos de grau pelo SUS:
1.O usuário teresinense deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua residência. Se o médico do posto constatar a necessidade, o encaminha para atendimento com médico oftalmologista em outro estabelecimento de saúde.
2. Se o usuário necessita usar óculos de grau, o médico oftalmologista do SUS preenche uma receita médica.
3. O usuário junta a receita médica e cópias dos seus documentos pessoais (cartão do SUS, RG e comprovante de residência atualizado).
4. Posteriormente, o usuário entrega toda a documentação (item 3) na Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, localizada na Av.Miguel Rosa, antigo prédio da Jacaúna.
5. No momento da entrega da documentação, o usuário é informado que precisa manter contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber se o seu pedido foi autorizado.
6.Com a autorização em mãos, o usuário deve se deslocar até a ótica para escolher o modelo da armação do seu óculos de grau.