A Avenida Duque de Caxias, na zona norte de Teresina passará por reforma e terá um corredor exclusivo para ônibus. O processo licitatório para a construção da obra já foi encerrada pela prefeitura da capital. A ordem de serviço será assinada nos próximos dias e a previsão é que a conclusão da obra seja de até seis meses.
A obra está orçada em R$ 9.844.048,59, com recursos do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC), e contempla também a construção de oito estações de passageiros climatizadas.
Segundo João Braga, secretário executivo de Captação Recursos e Monitoramento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), o corredor vai trazer benefícios para os usuários de transportes públicos pois o tempo de percurso será mais reduzido.
“Os corredores exclusivos a serem implantados pela Prefeitura de Teresina privilegiam os usuários do transporte público, que serão beneficiados com a redução do tempo de percurso, pois o ônibus andará livre em sua própria faixa. Além disso, ainda está dentro do projeto dos corredores a construção das estações de passageiros climatizadas e protegidas do sol, que visam oferecer conforto e segurança à população”, afirma João Braga.
Na Duque de Caxias, o corredor terá 9,7Km de extensão e fará a ligação entre o Terminal de Integração do bairro Buenos Aires até a extração de transbordo da Praça Demóstenes Aveliino (Praça do Fripisa), no centro de Teresina.