É um projeto patrocinado pela secretaria de turismo do estado do Piauí, no qual visa fomentar o turismo de natureza juntamente com o turismo de base comunitária, através de diagnósticos ambientais e análise das potencialidades locais, promovendo a vivência de atividades turística e imersão em ambientes naturais.
O projeto expõe as experiências não padronizadas e não massificadas, com atuação direta da comunidade em sua operação e manejo, trazendo como objetivo central a promoção da sustentabilidade socioambiental e econômica, sendo essa uma condicionante para o desenvolvimento e longevidade da atividade.
Nesta primeira edição serão apresentadas as potencialidades dos municípios de Castelo do Piauí, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, as potencialidades locais serão apresentadas de modo chamar a atenção do telespectador e motiva-lo a aventurar-se, dentre elas podemos citar: Observação de animais silvestres; Avistamento de aves; Cicloturismo; Geoturismo; Canionismo; Astroturismo; Mergulho; Flutuação e diversas outras atividades de imersão em ambientes naturais.
Pode-se elencar algumas condições propícias dos municípios citados:
• O Município de Castelo do Piauí e seu entorno têm grande vocação para o turismo de natureza, pois possuí um universo de biodiversidade e ecossistemas, podendo-se encontrar espécies da fauna, flora e formações geofísicas típicas do Bioma Caatinga e do Bioma Cerrado. Um conjunto com grande potencial de exploração turística, especialmente se associado a toda a estrutura de unidades de conservação já existente na região. Sua diversidade geomorfológica como a Pedra do Castelo e o Pico dos Andrés cria um ambiente bastante propício para práticas de geoturismo, canionismo e observação da vida silvestre. Vale ressaltar que o município é a porta de entrada para o Cânion do Poti, onde a união dos atributos naturais geologia e recursos hídricos, propiciaram ao município o aparecimento de diversas cachoeiras como por exemplo a Cachoeira da Brasília e a Cachoeira das Arraias.
• O município Cajueiro da Praia e seu entorno possuem um conjunto de atributos naturais com grande potencial de exploração turística, especialmente se associado a toda a estrutura de divulgação turística conectada à Rota das Emoções e unidades de conservação já existente na região. Dentre esses atributos podemos citar o Estuário do Rio Timonha/Ubatuba e a Ilha Grande, nos quais favorecem a prática de trilhas, flutuação em rio, pescaria esportiva, avistamento de animais silvestres e aves migratórias; passeio no interior do estuário, observação do peixe-boi marinho, cavalo marinho e tartarugas.
• O município de Ilha Grande e seu entorno têm grande vocação para o turismo de natureza, tanto por suas peculiaridades geomabientais (Por ex. as dunas do Morro Branco e suas lagoas e o Igarapé dos Periquitos), como por uma vasta área de ambientes naturais preservados com grande potencial para a realização de trilhas, navegação não motorizada, atividades ao ar-livre e por uma rica biodiversidade, em especial pela presença do guariba-da-caatinga (Alouatta ululata) e os ambientes estuarinos, como os manguezais. Estes elementos têm grande potencial para gerar bem-estar na população local e nos visitantes, gerar emprego e renda na região e trazer divisas para o município.