Um avião da Azul decolou pouco antes do final da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nesta segunda-feira (27). Esse tipo de decolagem é incomum, e a empresa está investigando o incidente. Em nota, a companhia aérea informou que o voo prosseguiu para o destino sem problemas.
VÍDEO REGISTOU MOMENTO
De acordo com dados do site FlightRadar24, que monitora voos em tempo real, a aeronave Embraer modelo ERJ-190 decolou de Congonhas às 16h35 com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, chegando às 17h15. O momento da decolagem foi registrado por uma câmera do canal do YouTube "Golf Oscar Romeo", que transmite voos ao vivo em Congonhas.
A câmera capturou o exato momento em que o avião utilizou quase toda a extensão da pista, chegando a sobrevoar baixo sobre o sistema EMAS (Engineered Material Arresting System) - materiais de engenharia projetados para a contenção de aeronaves.
SOBRE O SISTEMA EMAS
O sistema é composto por uma estrutura formada pela junção de blocos de concreto diferenciados que, em caso de colisão ou avanço de uma aeronave na área limite do final da pista, se deformam.A deformação dos blocos desacelera e contém o movimento do avião. O Ministério da Infraestrutura inaugurou essa nova área de escape em março de 2022.
NOTA DA AZUL
A Azul informou que abriu uma averiguação interna para apurar o ocorrido no voo AD 2610 (Congonhas-Santos Dumont). "A companhia ressalta que opera de acordo com padrões nacionais e internacionais de segurança, seu valor primordial, e que o referido voo seguiu para o destino sem qualquer intercorrência", disse.