Avião da Presidência decola para resgatar brasileiros em Gaza

O avião partiu da Base Aérea de Brasília (BABR) às 16h30 (horário de Brasília).

A aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República, foi cedida para a missão. | Força Aérea Brasileira
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A aeronave VC-2 (Embraer 190), utilizada pela Presidência da República, decolou na tarde desta quinta-feira (12) em direção a Roma, na Itália, para repatriar 20 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, território palestino na fronteira com Egito e Israel. O avião partiu da Base Aérea de Brasília (BABR) às 16h30 (horário de Brasília).

Será realizada uma parada técnica na Ilha do Sal, Cabo Verde. O pouso em Roma está previsto para as 6h (horário de Brasília) de sexta-feira (13), onde aguardará autorização para pousar no Egito e resgatar os brasileiros. A aeronave tem capacidade de transportar até 40 passageiros. 

A Embaixada Brasileira em Tel Aviv fez um pedido formal ao governo de Israel para que evite qualquer ação que ponha em risco a área onde se encontra uma escola em que o grupo de brasileiros está abrigado.

O avião cedido pelo Planalto foi avaliado como apto para a missão, entretanto, ele não estava incluído no cronograma de voos divulgado pela Força Aérea no início desta semana. Conforme a FAB, os aviões do modelo VC-2 são destinados a operações de transporte especial. No ano de 2020, no início da pandemia da Covid-19, esse modelo foi utilizado na repatriação de brasileiros que estavam na China.

A VC-2 é a sexta aeronave enviada à região do Oriente Médio para auxiliar na repatriação de cidadãos brasileiros e a primeira designada para resgatar brasileiros na Faixa de Gaza.

Segundo avião com brasileiros chega no Rio

Na madrugada desta quinta-feira, mais um grupo de brasileiros repatriados de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) chegou por volta das 2h40, trazendo 214 pessoas a bordo. Foi o segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que está trazendo de volta brasileiros que estavam retidos devido ao conflito entre Israel e o Hamas.

O primeiro voo de resgate pousou na Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira (11). O KC-30 partiu de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) na terça-feira (10) e trouxe consigo 211 passageiros. Desses, 107 desembarcaram em Brasília, enquanto 104 seguiram para o Rio de Janeiro a bordo de dois aviões da FAB.

O governo federal mobilizou essa repatriação de brasileiros devido ao conflito que teve início no último fim de semana entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. Estão planejados mais quatro voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Nesta fase inicial, a expectativa é trazer de volta cerca de 900 brasileiros que estavam em Israel e na Palestina.

Outras aeronaves com repatriados devem pousar em Recife, São Paulo e nas duas últimas em o Rio de Janeiro. Para o deslocamento até seus destinos finais, as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul, em uma parceria articulada pela Presidência da República com a companhia.

O Ministério das Relações Exteriores já coletou informações de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio e retornar ao Brasil. A maioria dessas pessoas estava visitando Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, lançou um ataque contra o território israelense, desencadeando uma forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES