Um avião do governo de Santa Catarina fez um pouso de emergência no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, na Serra, nesta sexta-feira (5), após um princípio de incêndio durante um voo teste. No momento do acidente, estavam no avião o piloto, tenente Francisco Clemente Scharf Filho e o comandante da aeronave, capitão Álvaro Luiz Bilher Junior.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião de pequeno porte e modelo Carajá é usado pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) de Santa Catarina e estava na cidade fazendo uma manutenção rotineira, quando foram surpreendidos pelo incidente.
A aeronave fazia um voo teste e teve um princípio de incêndio durante o pouso, que foi controlado pela equipe de bombeiros no momento, anulando qualquer perigo maior aos ocupantes da aeronave. Com o impacto, infelizmente houve vazamento de combustível, causando a explosão.
Foi necessário usar água e espuma para controlar as chamas, segundo os socorristas, já que havia material inflamável no local. No momento do voo, estavam no avião o piloto, tenente Francisco Clemente Scharf Filho e o comandante da aeronave, capitão Álvaro Luiz Bilher Junior. Ambos não tiveram ferimentos.
O aeroporto informou que, para ocorrer a liberação da pista, foi preciso guinchar o avião. Segundo o diretor Aeronáutico do Aeroporto de Lages, Klaus Klinger, as causas reais do acidente só serão investigadas a partir de segunda (8), pela equipe do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (5º Seripa), sediado em Porto Alegre. O Aeroporto de Lages é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento e Turismo da Prefeitura de Lages.
TURBINA DE AVIÃO PEGA FOGO NO RIO
Nesta quinta-feira (04), a turbina de um avião pegou fogo pouco antes de decolar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O avião tinha como destino Porto Alegre. As pistas do aeroporto chegaram a ser fechadas por uma hora para atender a ocorrência. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Em comunicado da Infraero, detritos ficaram pela pista, o que levou ao fechamento do local para atender a ocorrência.