Nesta quarta-feira (8), um avião de carga da Boeing, sob operação da FedEx Airlines, realizou um pouso no aeroporto de Istambul sem acionar o trem de pouso dianteiro. Apesar disso, a aeronave conseguiu permanecer na pista, resultando em nenhum incidente com vítimas, conforme relatado pelo Ministério dos Transportes da Turquia.
POUSO COM ORIENTAÇÃO DA TORRE: As autoridades comunicaram que a aeronave, que partiu do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, informou à torre de controle do Aeroporto de Istambul sobre a falha no acionamento do trem de pouso. O avião realizou o pouso com orientação da torre, conforme relatado pelas autoridades.
NÃO HOUVE FERIDOS: Antes do pouso, equipes de resgate e combate a incêndio do aeroporto foram acionadas, porém, não houve feridos. O Ministério não forneceu uma explicação para a falha. Os pilotos precisaram evacuar a aeronave através da janela da cabine.
MODELO DA AERONAVE: O avião envolvido é um cargueiro Boeing 767, com quase uma década de serviço, sendo um dos modelos de carga mais frequentes. Ele é derivado do modelo de passageiros 767, que remonta à década de 1980.
EMPRESA COLABORANDO: A FedEx declarou em comunicado que está colaborando com as autoridades de investigação e prometeu "fornecer informações adicionais assim que estiverem disponíveis". Vídeos obtidos pela Reuters mostraram faíscas e um pouco de fumaça enquanto a parte frontal do avião arrastava pela pista antes de parar e ser coberta com espuma de combate a incêndios.