Nesta quarta-feira (24), um avião militar de transporte russo, um Il-76, caiu em Belgorod, cidade russa próxima à fronteira com a Ucrânia, resultando na morte de todos os 74 ocupantes a bordo, incluindo 65 prisioneiros ucranianos, conforme a agência de notícias estatal russa RIA. O incidente, ocorrido no distrito de Korochansky, nordeste de Belgorod, foi seguido por uma explosão ao impacto.
De acordo com informações de um deputado russo, o avião teria sido abatido por três mísseis. O Ministério da Defesa russo afirmou que a aeronave estava envolvida em uma operação de resgate, transportando prisioneiros de guerra ucranianos para uma troca, sem fornecer detalhes adicionais sobre a operação. Além dos prisioneiros, o avião levava seis membros da tripulação e três pessoas não identificadas.
O Il-76, designado para o transporte militar, tem capacidade para até 90 passageiros e é utilizado para o transporte de tropas, carga e equipamentos militares. Vyacheslav Gladkov, o governador de Belgorod, declarou que um "incidente" não detalhado ocorreu no distrito de Korochansky, ao nordeste da cidade. Ele informou que estava se dirigindo para inspecionar pessoalmente o local e destacou a presença de investigadores e equipes de emergência já mobilizadas na área.