Neste domingo (28), dois voos comerciais que sobrevoavam a Bahia entraram em rota de colisão e ficaram a apenas 60 metros um do outro em pleno ar. As aeronaves das empresas Azul e Gol quase se chocaram quando se cruzaram. Segundo as autoridades aeronáuticas, a distância mínima é de 300 metros, cinco vezes maior do que o tamanho dos aviões.
O incidente envolveu um modelo ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas que fazia o voo AD 2662, de Barreiras (BA) à capital baiana e o Gol 1884, com destino a Aracaju. Quando o comandante da Gol viu a situação imediatamente informou a torre para anunciar o incidente. Logo em seguida ele repreende a torre. “Precisamos de algo imediato, tem que encontrar um eixo aqui para gente livre de colisão, minha querida”, disse.
No momento do incidente, o Boeing da Gol voava a 378 nós (700 km/h) e o ATR da Azul se encontrava a 216 nós (400 km/h). Um choque a essas velocidades provavelmente seria fatal para todos a bordo.
Procurada, a Azul explicou que a única anormalidade registrada no voo 2662 foi um atraso de 40 minutos na decolagem de Barreiras por problemas técnicos e negou o incidente com o Gol.
Em nota, a Gol A GOL esclareceu que na tarde de ontem, a aeronave que fazia o G3 1884 (Salvador – Aracaju), se manteve durante todo o trajeto a uma distância segura de outras aeronaves, não havendo nenhum alerta dos sistemas de bordo.