Um estudo realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 35% dos brasileiros pretendem viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. Entre os destaques da temporada estão os estados da Bahia e da Paraíba, que registraram avanços significativos nas intenções de viagem.
Bahia lidera entre os destinos mais desejados
Tradicionalmente um dos destinos mais procurados do Brasil, a Bahia foi escolhida por 16% dos entrevistados, representando um aumento de 4 pontos percentuais em relação ao verão anterior. Com isso, o estado consolida sua liderança como o destino mais desejado do país, à frente de São Paulo (15%) e do Rio de Janeiro (14%), que ocupam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. Salvador, Morro de São Paulo e Porto Seguro são alguns dos locais mais procurados, reconhecidos por suas praias, rica cultura e culinária.
Paraíba surpreende
A Paraíba teve destaque no levantamento ao crescer de 2% para 7% nas intenções de viagem. Esse salto reflete o fortalecimento do estado como um destino turístico emergente, com praias paradisíacas como Tambaba e Coqueirinho, além do charme histórico e cultural de sua capital, João Pessoa.
Outro indício da ascensão turística do estado é o fato de João Pessoa ter sido incluída entre as tendências de viagem para 2025 em um levantamento da plataforma Booking.com, ao lado de destinos internacionais como San Pedro de Atacama (Chile), Willemstad (Curaçao) e Tignes (França).
Nordeste lidera preferências
Os destinos de sol e praia seguem como os mais desejados pelos brasileiros, representando 54% das intenções de viagem. A região Nordeste lidera com 53% das preferências nacionais, um aumento de 11 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Além da Bahia e da Paraíba, outros estados nordestinos também se destacaram, como o Ceará, que subiu de 7% para 9%, e Sergipe, que cresceu de 1% para 4%.
Outras regiões
Atrás do Nordeste, a região Sudeste aparece como a segunda preferida, com 37% das intenções de viagem. São Paulo (15%) e Rio de Janeiro (14%) continuam como os principais destinos dessa região. Na sequência, o Sul do país foi escolhido por 20% dos entrevistados, com destaque para Santa Catarina, que cresceu de 9% para 12%. As regiões Norte e Centro-Oeste concentram, cada uma, 5% das viagens planejadas.
Metodologia
O levantamento da Nexus entrevistou 5.542 pessoas com 16 anos ou mais, em todas as 27 Unidades da Federação (UFs). As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.