Balão do Mercado do Peixe recebe viaduto em 2020

Obra vai otimizar trânsito engarrafado da região

Obras devem terminar em janeiro de 2020 | Raíssa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As obras do viaduto do balão do Mercado do Peixe, bairro Recanto das Palmeiras, zona Sudeste de Teresina, já começaram. A estrutura vai otimizar o trânsito da região, que historicamente está sobrecarregado de veículos que partem de várias vias coletoras ao mesmo tempo. A obra deve ficar pronta em janeiro de 2020. 

O problema fica ainda mais acentuado com a questão dos veículos pesados. O tráfego é muito utilizado por caminhoneiros, sobretudo os que trabalham com carga e descarga de produtos primários, como frutas e verduras. O risco e número de acidentes são grandes, então a estrutura de 120 metros serve para sanar a situação. O balão é de grande importância para a circulação de veículos em toda a cidade. Ele não só dá acesso a bairros da zona Leste e Sudeste de Teresina como também interliga essas zonas à região Sul da capital.

Crédito: Raíssa Morais.

Quem bem sabe disso é o caminhoneiro Jerri Renato, natural de Goiânia. Ele mora há um ano no Piauí e acompanha o drama do balão. “Aqui é realmente muito trânsito. O viaduto é muito bom, é o progresso, tem que ter mais. Com certeza vai melhorar a situação do trânsito dessa cidade, principalmente aqui que é bem complicado”, avalia.

Jerri Renato. Crédito: Raíssa Morais.

Viaduto faz parte da duplicação da BR-343

As obras estão sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A obra completa inclui ainda as vias de acesso e a construção de mais um viaduto.  “Este elevado da rotatória do Mercado do Peixe está inserido no lote 1 da duplicação da BR-343 na zona urbana de Teresina. Este lote compreende da ladeira do Uruguai até a ponte sobre o Rio Poti, próximo ao Conjunto Tancredo Neves. São dois viadutos neste projeto. Um na rotatória do Mercado do Peixe, e outro na interseção da Ponte Anselmo Dias. Os dois têm 120 metros e 22 de largura, além de 100 metros de acesso de cada lado”, conta José Ribamar Bastos, superintendente do DNIT-PI.

José Ribamar Bastos. Crédito: Raíssa Morais.

Bastos ressalta que a obra iniciou na região que concentra maiores congestionamentos. “Começamos no ponto mais crítico, que é o balão do Mercado do Peixe. Estamos com um cronograma para concluir o viaduto em oito meses. A obra toda, o lote 1, está programada para dois anos”, completa o superintendente.

Obra está orçada em R$16 milhões

A obra do viaduto está orçada em R$16 milhões e não serão necessárias desapropriações. Até o momento não está prevista a paralisação do trânsito, pois a obra está concentrada dentro do próprio balão, com a presença de uma máquina perfuratriz. O viaduto terá extensão de 120 metros, sendo duas faixas de rolamento e duas de acostamento, por questões de segurança.

Crédito: Raíssa Morais.

A obra completa do Contorno Rodoviário de Teresina abrange um total de 7,6 km. O primeiro lote compreende a duplicação no trecho da Ladeira do Uruguai até a ponte sobre o Rio Poti, com a construção dos elevados na rotatória do Mercado do Peixe e na rotatória que dá acesso à ponte Anselmo Dias, totalizando 5,2 km.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES