Bancos ficam abertos até as 20h para renegociar dívidas dos clientes

O mutirão da Semana de Negociação e Orientação Financeira acontece até a sexta-feira (06), nas principais agências bancárias.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Teve início na segunda-feira (2), em todo o país, a Semana de Negociação e Orientação Financeira. O mutirão que ocorre até sexta-feira (6) foi organizado pelo Banco Central e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A ação busca oferecer orientação financeira e negociar dívidas em atraso de seus clientes, em condições especiais. 

No Piauí, as agências bancárias terão horário estendido até as 20h para a população que deseja renegociar dívidas. “São as dívidas em cartão de crédito, financiamento imobiliário e tudo que a pessoa física faz. As agências vão estar todas disponíveis para isso”, explicou Arimatéa Passos, diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí.

Crédito: Arquivo MN

Negociações com as instituições são imprescindíveis. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 53% das dívidas em aberto no país estão ligados a instituições financeiras. O comércio responde por uma fatia de 17% do total de dívidas, setor de comunicação foi responsável por 12% das pendências e as contas de água e luz, por 10%.

As agências que terão horário estendido em Teresina são Bradesco da Rua Álvaro Mendes, no Centro; Banco do Brasil da Avenida João XXIII, no São Cristóvão; Caixa do Shopping Riverside; Itaú da Rua Areolino de Abreu, no centro (ag. 0344) e Santander da Rua Álvaro Mendes, no centro (ag.3333)

Cada instituição financeira possui uma planilha de negociação para o cliente limpar o nome. O Banco do Brasil dará descontos de até 92% na liquidação de dívidas e oferecerá prazos que podem chegar a 120 meses, além de até 180 dias de carência. O Bradesco participa do mutirão da dívida com prazos e taxas diferenciados, de acordo com o perfil dos clientes.

Na Caixa Econômica Federal, na renegociação do crédito comercial, os clientes podem quitar dívidas que estejam em atraso há mais de 1 ano, com até 90% de desconto para pagamento à vista, de acordo com as características da operação. Nas agências do Itaú Unibanco, a pessoa física pode obter desconto de até 90% nas dívidas com atraso superior a um ano; ter a opção de pagamento da dívida renegociada em até 6 vezes, com parcelas fixas; ou parcelamento, em até 60 meses do valor devido.

No banco Santander a renegociação envolve descontos de até 90% no valor da dívida. Clientes com atrasos de até 60 dias terão reduções nas taxas de até 20%. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES