Teve início na segunda-feira (2), em todo o país, a Semana de Negociação e Orientação Financeira. O mutirão que ocorre até sexta-feira (6) foi organizado pelo Banco Central e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A ação busca oferecer orientação financeira e negociar dívidas em atraso de seus clientes, em condições especiais.
No Piauí, as agências bancárias terão horário estendido até as 20h para a população que deseja renegociar dívidas. “São as dívidas em cartão de crédito, financiamento imobiliário e tudo que a pessoa física faz. As agências vão estar todas disponíveis para isso”, explicou Arimatéa Passos, diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí.
Negociações com as instituições são imprescindíveis. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 53% das dívidas em aberto no país estão ligados a instituições financeiras. O comércio responde por uma fatia de 17% do total de dívidas, setor de comunicação foi responsável por 12% das pendências e as contas de água e luz, por 10%.
As agências que terão horário estendido em Teresina são Bradesco da Rua Álvaro Mendes, no Centro; Banco do Brasil da Avenida João XXIII, no São Cristóvão; Caixa do Shopping Riverside; Itaú da Rua Areolino de Abreu, no centro (ag. 0344) e Santander da Rua Álvaro Mendes, no centro (ag.3333)
Cada instituição financeira possui uma planilha de negociação para o cliente limpar o nome. O Banco do Brasil dará descontos de até 92% na liquidação de dívidas e oferecerá prazos que podem chegar a 120 meses, além de até 180 dias de carência. O Bradesco participa do mutirão da dívida com prazos e taxas diferenciados, de acordo com o perfil dos clientes.
Na Caixa Econômica Federal, na renegociação do crédito comercial, os clientes podem quitar dívidas que estejam em atraso há mais de 1 ano, com até 90% de desconto para pagamento à vista, de acordo com as características da operação. Nas agências do Itaú Unibanco, a pessoa física pode obter desconto de até 90% nas dívidas com atraso superior a um ano; ter a opção de pagamento da dívida renegociada em até 6 vezes, com parcelas fixas; ou parcelamento, em até 60 meses do valor devido.
No banco Santander a renegociação envolve descontos de até 90% no valor da dívida. Clientes com atrasos de até 60 dias terão reduções nas taxas de até 20%.